O Governador Rafael Fonteles confirmou em entrevista na manhã desta terça (16) que encaminhará em fevereiro para a Assembleia Legislativa do Piauí o projeto de lei determinando o percentual exato de reajuste dos servidores estaduais. Como revelado anteriormente pelo gestor, os números do reajuste ficarão acima da inflação anual, que fechou em 4,62%.
Na última segunda Fonteles anunciou o reajuste acima de 4,7% para professores da rede estadual de ensino, o comunicado foi feito pelas redes sociais. Com a nova tabela de pagamento os professores ativos e aposentados do estado em regime de 40h semanais receberão, no mínimo, R$ 4.630,00. A tabela anual de pagamentos dos servidores também já foi revelada pela gestão, veja as datas.
Para o restante do serviço público estadual a expectativa é que o percentual chegue ao mesmo patamar, porém, uma reunião com os representantes dos trabalhadores baterá o martelo.
“A reunião é no dia 18, nesta semana, a mesa é permanente de negociação. Serão reuniões periódicas, a primeira desse ano será dia 18 e somente a partir disto e do comportamento da receita neste primeiro mês que a gente vai tomar a decisão em fevereiro e encaminhar o projeto de lei para a Assembleia que é quem dá a palavra final”, Rafael Fonteles
Rafael Fonteles comentou também a reunião com o secretariado e elogiou o cumprimento das metas.
“O balanço de 2023 é muito positivo, fizemos uma execução do nosso plano de gestão muito acelerada. 45% das 178 metas foram cumpridas totalmente e as demais em andamento, ou seja, tudo leva a crer que vamos cumprir 100% das metas em nosso mandato. Isso se deve a dedicação da equipe e nosso foco na gestão de resultados sintonizada com o anseio do povo, por isso que o governo está bem aprovado como mostram as pesquisas”, afirmou.
2024 será acelerado
Apesar do cenário de um ano afetado pelo pleito eleitoral municipal de 2024, o governador projetou um ano de avanços.
“Esse ano vai ser mais acelerado ainda, até por que o primeiro ano você tem o planejamento e formação da equipe. Esse ano já começamos desde janeiro com o ritmo acelerado e vamos buscar atingir os objetivos”, concluiu.
Fonte: O Dia