Dalila Pereira/Estagiária
Os profissionais da Fisioterapia exercem a função de tratamento e prevenção de doenças e lesões advindas de fraturas, problemas na postura ou má-formação em determinadas áreas do corpo. O fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas, entre elas, acupuntura, dermatofuncional, cardiovascular, neurofuncional, fisioterapia esportiva e outros. O curso ofertado na Faculdade R.Sá é um dos mais procurados pelos estudantes que desejam trabalhar nessa área da saúde. A acadêmica do 9° período, Daísa de Sousa Cavalcante, diz que é importante ter muita dedicação para se inserir no mercado de trabalho.
“O Curso de fisioterapia está me ajudando no momento de equilibrar o conteúdo teórico e prático da área, a importância do trabalho científico para área da saúde, como também, a inserção nele. Visão ampliada relacionado ao mercado de trabalho e oportunidades de emprego. Importância do atendimento humanizado. Um dos requisitos mais importantes são dedicação, busca e disposição. O curso da Faculdade R.Sá está contribuindo na minha formação profissional, vejo organização com os serviços ofertados, bons professores, interesse por mudanças na qualidade do ensino, bolsas de estudo facilitando a permanência e conclusão do curso”, comenta a estudante.
Para quem já está inserido no mercado de trabalho, caso esse de Islândio Francisco da Costa, a fisioterapia foi uma das escolhas mais importantes que fez. Ele é formado pela R.Sá e atualmente trabalha com Fisioterapia Bucomaxilofacial e Coluna Vertebral.
“É uma profissão que promove um contato direto e um laço muito forte com os pacientes. A graduação nos ensina a lidar com diversas situações que é imprescindível a intervenção fisioterapêutica. Atuamos desde a prevenção de doenças até a reabilitação final do paciente que sofre com alguma patologia crônica ou que sofreu algum acidente e necessita da nossa intervenção para voltar a ter uma vida independente e funcional como antes. Reforço que tenho ficado muito feliz com a grande repercussão que a Fisioterapia está tendo como profissão da linha de frente no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus”, declarou.
Ele também mencionou a necessidade de se especializar para não ficar fora do mercado de trabalho. Hoje a população está procurando cada vez mais profissionais especialistas, isso faz com que quem não se especializa, acaba ficando de lado durante a procura de um provável paciente. O curso me ofereceu uma base muito boa e felizmente tive ótimos professores. Isso é fundamental na formação de um profissional. A especialidade que escolhi foi uma das disciplinas da graduação. Isso facilitou muito na escolha da minha especialidade, pois em algumas universidades essa área não faz parte da matriz curricular dos cursos de Fisioterapia”, explica Islândio.