Um projeto desenvolvido por alunos e professores do curso de Pedagogia da Uespi de Picos tem buscado conscientizar as pessoas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Denominado de TEAmo, o projeto surgiu a partir do momento que os acadêmicos notaram a grande demanda de crianças com autismo nas escolas picoenses que precisam apoio para se socializarem com os demais estudantes.
A diretora do projeto, Jéssica Araújo, que cursa o V Período de Pedagogia na Uespi de Picos, informou que o projeto não possui fins lucrativos e tem buscado a realização de atividades que integrem os estudantes. O TEAmo começou nesse ano de 2020, mas já conta com o apoio de profissionais voluntários da neuropediatria, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia.
“O projeto funciona na forma de conscientizar as pessoas sobre o assunto, com profissionais especializados abordando toda a questão do atendimento multidisciplinar”, explicou Jéssica.
Além de vários acadêmicos de Pedagogia estão participando professoras mestres e doutoras no desenvolvimento do TEAmo.
Jéssica comemora a aceitação do projeto. “O resultado está sendo bem positivo e estamos com muitos pais que adentraram voluntariamente no projeto, para lutar pela a causa, porquê falta muita conscientização das pessoas, sobre o que é o TEA”.