Por: Rawena Sousa
A Secretaria de Defesa Civil do Estado do Piauí juntamente com a Prefeitura Municipal de Picos, realizou, na última sexta-feira (25) o lançamento oficial do Projeto “Picos Resiliente”, voltado para a realização de ações de políticas públicas quanto ao enfrentamento de riscos e desastres. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de diversas lideranças estaduais e municipais.
João Araújo, Secretário de Defesa de Picos explicou do que se trata a ação e o que trará de benefício para a cidade “São dois eventos em um só. Passamos o dia fazendo os cadastros de caminhões pipa para o abastecimento de agua na zona rural da nossa cidade. Vamos fazer os cadastros das famílias que precisam. E agora temos essa parceria com a Defesa Civil do Estado do Piauí, vamos juntar 28 cidades do Vale do Guaribas. É um encontro muito importante pois a Secretaria do Estado estará dando o suporte para essas cidades que precisam de apoio. Precisamos desse recurso para sanar diversos problemas que acontecem nesse período do ano e evitar que acidentes ocorram”, afirma o Secretário.
O Prefeito Gil Paraibano esteve presente na solenidade e frisou sobre a importância desse tipo de parceria para o município, bem como a segurança da população no período de seca. “Temos que ter uma Defesa Civil Estadual bem equipada e interligada com a Municipal para que haja uma prevenção de riscos, por isso estamos iniciando esse projeto e formando um grupo para em caso de urgência, estarmos prestando assistência”, comenta.
De acordo com o Deputado Estadual Nerinho, que a partir de setembro estará à frente da Secretaria de Defesa Civil do Piauí, conta que o mais importante é que haja a prevenção desses acontecimentos de riscos e que a população não seja impactada com esses problemas. “A Defesa Civil trabalha em vários ângulos, o principal deles é a prevenção e é isso que estamos fazendo aqui. Quero parabenizar a Prefeitura Municipal de Picos pela iniciativa de fazer essa parceria com a Defesa Civil”, conclui.
Para o Deputado Estadual (Licenciado) e atual Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, essa iniciativa da gestão atual é bastante proveitosa e essencial para a segurança da população picoense. “Vai ser uma cooperação feita entre a Defesa Civil Municipal e a Estadual para que sejam implementados vários treinamentos de situações de emergência e Picos vai ser a pioneira nesse trabalho”, explica.
O Parlamentar ainda comentou sobre as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal para a melhoria dos espaços físicos da cidade. “Agora estamos começando a colher a questão das emendas, então você vê a cidade inteira em obra. Estamos juntando todas as Secretarias Municipais para entregar um trabalho bem feito na nossa cidade”, conclui.
O climatologista e Diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, explicou sobre a necessidade do município quando a assistência dos órgãos municipais e estaduais nessa época do ano.
“Picos tem uma característica que o difere dos outros municípios piauienses, aqui, além de termos a estiagem, a seca, problemas hídricos, mas também ocorre, no período chuvoso, situações de alagamento, inundação, enxurradas. É um combo de riscos. Diante dessa característica particular do município, resolvemos escolher Picos como referência para a instalação de um conjunto de programas que a Defesa Civil está desenvolvendo para aumentar a resistência quanto as mudanças climáticas”, avisa.
Werton ainda explica quais ações a Sedec irá trazer para a região. “Temos um eixo educacional, trazendo para escolas do município o programa ‘Defesa Civil na escola’, vamos implantar no Bairro Paroquial um Núcleo de Proteção e Defesa Civil na Comunidade, e também um mapeamento por drone eletrônico, georreferenciado. Iremos fazer a sinalização comunitária de riscos, capacitação da comunidade. A finalidade dessa pilotagem é deixar Picos e os municípios vizinhos preparados para o enfrentamento dessas situações, não só da seca, mas principalmente o período chuvoso, que costuma provocar muitos transtornos para a população”, finaliza.
CCOM-PMP