Na sua volta à Câmara Municipal, na sessão da última quinta-feira (11), o vereador Matusalém Almeida (PTB) apresentou requerimento solicitando ao Governo do Estado a construção de um Centro de Equoterapia em Picos. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza a equitação buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Matusalém salientou que Teresina conta com um centro desses – reformado recentemente – e uma unidade também foi aberta em Parnaíba.
“Picos precisa ser contemplada com um centro desses, porque será um avanço muito grande e um apoio também às pessoas com deficiência no nosso município e na macrorregião”, frisou o vereador.
A reforma do Centro de Equoterapia de Teresina pelo Governo do Estado ficou orçada em R$ 700 mil e atende atualmente 140 crianças, enquanto o centro de Parnaíba atende 80 crianças. “Picos tem condição, tem espaço, o Governo do Estado tem muita terra em que possa ser feita uma obra dessas; tenho certeza de que a prefeitura também cederia um terreno”, declarou.
Matusalém frisou que a prioridade dos Centros de Equoterapia são as crianças, proporcionando avanços significativos através da equitação. O vereador destacou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreende cavalos constantemente nas estradas da região. Estes animais poderiam ser utilizados no tratamento das crianças.
Ele destaca que o valor para a manutenção de um Centro de Equoterapia não vai onerar os cofres do Estado. “O custo não é muito alto e tem um alcance muito grande, chega a muitas pessoas e em Picos têm muitas pessoas que precisam desse olhar do Estado”, declarou.