O IFPI – Campus de Picos é uma instituição que oferece o Ensino Médio, cursos técnicos, graduações e pós-graduações (especializações e mestrado). Portanto, mesmo os jovens estudantes que ingressam no Ensino Médio já se deparam com uma aura acadêmica, cujas disciplinas são ministradas por professores com alta formação (mestrado e doutorado). Mas como é essa mudança, o ingresso no instituto de alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental? Para saber, conversamos com alguns estudantes.
Ana Clara de Jesus Santos, 15 anos, está cursando o 1° ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática. Natural de Itainópolis, onde reside, ela sempre estudou em escola pública, e relata que estudar no IFPI de Picos era um objetivo da sua vida.
Para Ana Clara há muitos motivos para gostar de estudar no IFPI. “Gosto sim, o IFPI é uma instituição de qualidade no ensino, com excelentes professores, onde sempre quis cursar o Ensino Médio, estou muito feliz por ter conseguido. O que mais gosto é isso, o ensino e os professores, e também dos meus colegas”, comentou.
Ela também se diz satisfeita em cursar o Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática devido a abrangência do ensino, mas no futuro pretende ingressar na universidade para se tornar advogada.
O jovem Elto Borges dos Santos, 16 anos, natural de Fátima do Piauí, município de Picos, também destaca a qualidade do ensino a partir da formação dos professores, além da forma como o ensino é tratado: “mais prático e intuitivo”. O estudante cursa o 1° ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática.
Ele relata ter se encontrado no IFPI de Picos. “Gosto muito do IFPI, falo para todos que foi onde me encontrei e pude me dedicar ao que eu realmente gosto de fazer e pesquisar; o que mais gosto da instituição é o ensino técnico, o qual encontrei uma forma de me dedicar ao que mais gosto, além dos projetos que sempre busco me incluir. Gosto muito do curso que estou fazendo no IFPI”, destacou.
Elto Borges já tem uma ideia clara para o seu futuro. “No meu futuro busco me especializar na área, fazendo faculdade de engenharia de sistemas ou análise e desenvolvimento de dados, trabalhar na área como desenvolvedor de aplicativos ou web ou produtor de jogos”, frisou.
Projetos
Como relatado por Elto, os professores do IFPI desenvolvem muitos projetos nas disciplinas pelos quais são responsáveis, levando os alunos a colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula.