Por: Jackelany Vasconcelos
Na manhã desta quarta-feira (10), a Saúde de Picos, em parceria com o grupo de pessoas com fibromialgia do município, realizou uma ação de conscientização sobre o Lúpus e Fibromialgia, visto que, hoje, é o Dia Mundial do Lúpus. A Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Já o Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.
A ação aconteceu na Praça Félix Pacheco, e consistiu em uma roda de conversa com os profissionais da Saúde de Picos, Núcleo de Apoio à Família – NASF, e com os membros do grupo de pessoas com lúpus e fibromialgia do município.
Integrante do grupo de pessoas com fibromialgia e lúpus de Picos, Dark Cardoso, explicou acerca da ação. “Esse momento é de fundamental importância, nós somos um grupo de pessoas com fibromialgia e lúpus, e hoje, 10 de maio, é o Dia Mundial do Lúpus. Então, nós estamos fazendo essa ação aqui na Praça Félix Pacheco para dar visibilidade e continuidade a uma semana de conscientização, sensibilização e enfrentamento da fibromialgia, que iniciou dia 07, com uma caminhada na Severo Eulálio, com total apoio da Secretaria de Saúde”, explicou.
Presente à ocasião, a Coordenadora do NASF, Layane Pio, frisou a importância do momento. “Esse momento é de suma importância para que a gente possa sensibilizar a população sobre a fibromialgia e o lúpus, doenças que ainda são um pouco desconhecidas, mas que merecem muita atenção, visto que, elas vêm acometendo muitas pessoas, inclusive muitas mulheres
Layane Pio ressaltou, ainda, a contribuição que a SMS de Picos vem dando para as pessoas acometidas por essas doenças. “A Secretaria de Saúde, no momento, está disponibilizando as equipes do NASF, com o apoio da equipe multidisciplinar de psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, para que essas pessoas possam estar se direcionando às Unidades Básicas de Saúde de seu bairro à procura desses profissionais, que estão lá para prestar orientações”, ressaltou.
Na sexta-feira (12), Dia Mundial de Conscientização e Enfretamento à Fibromialgia, acontecerá o encerramento das ações, na Câmara dos Vereadores, com a presença das autoridades e das pessoas com fibromialgia de Picos.
CCOM/PMP