Os estudantes egressos do Ensino Médio Integrado do IFPI – Campus de Picos mostraram para que vieram e conseguiram dezenas de aprovações no ENEM/PROUNI e SISU para diversos cursos e universidades brasileiras. Mesmo cursando um Ensino Médio voltado para uma área técnica, eles conquistaram aprovações em cursos variados: direito, medicina, letras, história, enfermagem, engenharia. Segundo o estudante Jefferson de Abreu Araújo, aprovado para enfermagem e engenharia, de uma turma de 33 alunos, 26 conseguiram vagas para a universidade. Alguns foram aprovados em mais de um certame, totalizando 36 aprovações.
Jefferson, que é natural de Vila Nova do Piauí, buscou divulgar não apenas o seu resultado, mas também dos seus colegas, o que revela um pensamento de solidariedade e o desejo de divulgar os estudantes do IFPI – uma escola pública federal que tem se destacado na região de Picos.
Segundo informações levantadas pelo próprio Jefferson, foram as seguintes aprovações na sua turma:
3 aprovações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 1 aprovação em Ciências Contábeis, 1 aprovação em Design, 5 aprovações em Direito, 1 aprovação em Educação Física, 3 aprovações em Enfermagem, 2 aprovações em Engenharia Agronômica, 1 aprovação em Engenharia Civil, 1 aprovação em Engenharia de Software, 1 aprovação em Gestão da Tecnologia da Informação, 2 aprovações em História, 1 aprovação em Jornalismo, 1 aprovação em Letras, 2 aprovações em Matemática, 3 aprovações em Medicina, 3 aprovações em Odontologia, 1 aprovação em Pedagogia, 1 aprovação em Psicologia, 1 aprovação em Radiologia, e 2 aprovações em Sistemas da Informação.
Abaixo seguem os nomes, cursos e universidades para os quais os estudantes foram aprovados:
Anna Luísa da Costa Borges – RADIOLOGIA (UNIFACID)
Arielle Bezerra Fontes Silva – LETRAS (USP), MATEMÁTICA (UFABC)
Armando da Silva Gonçalves Tomé – DIREITO (UESPI)
Augusta Nobre Vieira da Silva – DIREITO (USP), DIREITO (UFPI)
Bianca da Silva Sousa – PSICOLOGIA (R.SÁ)
Bruna da Silva Bernardes – JORNALISMO (UESPI), DESIGN (PUC)
Derick Vinícius Veloso Rocha Franco – EDUCAÇÃO FÍSICA (UESPI), ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (IFPI)
Emileny Rocha Leal – SISTEMAS DA INFORMAÇÃO (UFPI)
Fernanda Mendes Dantas – ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (IFPI)
Francibelde da Silva Lima – ENGENHARIA DE SOFTWARE (UFC)
Henrique dos Santos – SISTEMAS DA INFORMAÇÃO (UFPI)
Iamanda Rocha Ribeiro – HISTÓRIA (UFPI)
Israel Oliveira Marques – HISTÓRIA (UFPI)
Jaqueline de Araújo Rocha – MEDICINA (UNIVASF), MEDICINA (UNICEUMA)
Jefferson de Abreu Araújo – ENGENHARIA CIVIL (UFC), ENFERMAGEM (USF)
Juan Pablo de Moura Custódio – ENGENHARIA AGRONÔMICA (UESPI)
Julys Carvalho Fortes – ODONTOLOGIA (UFPE)
Kerliany Alves de Sousa – DIREITO (UESPI)
Késia Pereira Alencar – CIÊNCIAS CONTÁBEIS (UFPB), ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (IFPI)
Lourran da Rocha Cavalcante – ODONTOLOGIA (UESPI)
Luis Arthur da Silva Alves – DIREITO (R.SÁ)
Marcelo Ben Levi de Souza Monteiro – ENGENHARIA AGRONÔMICA (IFC)
Maria Eduarda Carvalho Araújo – MATEMÁTICA (UFPI)
Maricléia Almeida de Oliveira – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (UNIFAEL), PEDAGOGIA (UFPI)
Nicolas Silva Sousa – ODONTOLOGIA (UNIFSA), ENFERMAGEM (UNIRB)
Williany Ferreira de Souza Moura – MEDICINA (UNIFACID)
Jefferson destaca o trabalho árduo dos estudantes e o apoio do corpo administrativo e docente da instituição como fatores para o sucesso acadêmico.
“Acredito que detrás de cada aprovação existe em primeiro plano a garra e o esforço de cada aluno, se não houvesse a vontade de seguir em frente e de ir rumo ás novas oportunidades e caminhos do saber, com certeza não haveríamos conseguido nada disso. Houveram dias de estresse, dias de choro e dor, de cansaço, mas hoje é possível olhar para trás, se orgulhar do passado e falar que tudo isso valeu a pena. Além disso, com certeza a escola tem um papel crucial nesses resultados positivos. É no contato direto com o professor que se firma o conhecimento e nasce em cada um de nós o saber”, declarou o estudante.
O estudante destaca a qualidade do ensino do IFPI de Picos e as oportunidades de aprendizado oferecidas pela instituição. “O ensino oferecido pelo Instituto Federal é extremamente importante. Lá você consegue concluir o Ensino Médio, juntamente com um curso de nível técnico e ainda tem a oportunidade de vivenciar e praticar a ciência não só dentro da sala de aula, como também em vários projetos de extensão disponíveis pela instituição”, relatou.
Ele frisou ainda os projetos de extensão e o estímulo a um pensamento crítico. “Minha turma veio de um período pós-pandemia e por isso não conseguimos viver algumas coisas, como a realização de viagens técnicas. Mas, mesmo assim, a maioria dos alunos participavam de projetos de extensão onde conseguiam aplicar ciência, tecnologia e formação de pensamento crítico em relação a sociedade. Com certeza, todos nós amamos a oportunidade de estudar no IFPI – Picos! Houveram dificuldades, mas nada que não conseguimos ultrapassar”, comentou.
O IFPI tem se mostrado um celeiro de grandes profissionais e de promessas contínuas para o progresso acadêmico da região e do Brasil.