Com recorde de testes positivos em um único dia, o Piauí ultrapassou, nesta quarta-feira (27), a marca de 4 mil casos confirmados do novo coronavírus. Mais quatro mortes foram confirmadas – 148 no total. Os dados constam no boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Três óbitos foram registrados em Teresina: dois homens, de 69 e 71 anos, e uma mulher, de 54 anos. A capital soma agora 69 vidas perdidas na pandemia.
A quarta morte foi de uma mulher de 90 anos, do município de Água Branca. Foi o sexto óbito na cidade, atrás somente de Teresina e Parnaíba (7).
Todas as vítimas tinham alguma comorbidade – doença como hipertensão, problemas cardíacos ou pulmonares, que são fatores de risco para quem contrai o novo coronavírus.
Três dos quatro óbitos também fazem parte do grupo acima de 60 anos. Os idosos representam 71,74% do total de óbitos no Piauí. Em todo o estado, 758 nessa faixa etária testaram positivo.
Casos confirmados
Foram 277 novos testes positivos, superando os 246 de terça-feira, recorde anterior de casos confirmados em um único dia. O total acumulado é de 4.243.
Entre os novos casos estão uma criança de 2 anos de idade e um idoso de 89 anos. Testaram positivo 143 homens e 134 mulheres.
Agora são 147 municípios que tiveram ou têm pessoas infectadas com o novo coronavírus. Nesta quarta-feira, foi confirmado o primeiro caso em Campo Alegre do Fidalgo e em Santana do Piauí.
Milton Brandão saiu da lista após investigação constatar que a pessoa que testou positivo nasceu no município, mas reside em São Paulo.
Situação hospitalar
Mais 21 pacientes tiveram alta médica em relação a terça-feira – número em crescimento nos últimos dias. O acumulado desde abril é de 422.
A liberação de mais pacientes teve reflexo nas internações. O número de leitos ocupados caiu de 498 para 485.
Essa redução foi sentida nos leitos clínicos, que tiveram ocupação reduzida de 338 para 335 pacientes.
A ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) teve crescimento pequeno – um paciente em relação ao dia anterior, 159 no total.
Apenas um paciente segue em leito de estabilização. Somado aos internados em UTIs, são 160 leitos com respiradores ocupados e 131 disponíveis – esse último número deve aumentar nos próximos dias, após a chegada de novos equipamentos, nesta quarta-feira.
Fonte: cidadeverde.com