A coordenadora do Bolsa Família em Picos, Núbia Cristina, falou, em entrevista ao Boletim do Sertão, sobre as modificações a serem realizadas nos programas sociais com o novo governo federal. Ela orientou os beneficiários a procurarem a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ou as sedes do CRAS para atualizar os seus cadastros. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), anunciou que as pessoas fora dos padrões exigidos não poderão continuar recebendo o benefício.
“O Bolsa Família tem muito cadastrado que está sozinho, mas ele é um cadastro familiar, para auxiliar a família. Esse cadastro está passando por um processo de averiguação e o governo federal está averiguando se essas pessoas são de extrema pobreza ou de renda baixa. Para isso teve de ter um cancelamento para que os dados sejam averiguados e não se pratique injustiça”, frisou Núbia Cristina.
A coordenadora explicou que existe a necessidade de averiguar esses dados para que as pessoas realmente necessitadas recebam o benefício. “Vai se passar um pente fino, especialmente os cadastros unipessoais, onde a pessoa está sozinha, tendo família e vai se chegar a um consenso com esse usuário”, comentou.
Núbia Cristina informou que serão realizadas palestras para esclarecer a população sobre quem tem direito ou não ao Bolsa Família. “Quem estiver enquadrado nessas regras, não será prejudicado, quem está com seus filhos vacinados, na escola, matriculados, apresentando toda documentação, não tem com o que se preocupar”, esclareceu a coordenadora.
Núbia Cristina ressaltou que há muitas pessoas carentes na região de Picos, portanto, é necessário que apenas quem realmente precise do benefício possa recebê-lo.