DestaquesPolícia

Prefeitura de Picos vai processar munícipe por negar mortes por Covid-19

Jailson Dias

Pela segunda vez desde o início da pandemia a Prefeitura de Picos, através da Procuradoria Geral do Município, vai processar um munícipe por negar as quatro mortes causadas pela Covid-19 na cidade. Em entrevista concedida a uma rádio local, o cidadão, cujo nome não foi disponibilizado, além de negar as mortes também pôs em dúvida os exames que identificam o coronavírus no organismo das pessoas e fez inúmeras acuações contra a idoneidade moral do prefeito Pe. Walmir Lima (PT).

A representação criminal será encaminhada a Polícia Civil na quarta-feira (27). O documento enfatiza que o munícipe acusou o prefeito Pe. Walmir Lima e a municipalidade com fins políticos e para causar pânico. “[..]acusação completamente falsa, todavia séria, posto que afronta a honra objetiva do Município de Picos, do Prefeito Municipal e todos os trabalhadores da Saúde envolvidos no combate à pandemia”.

Além de transcrever toda a fala do cidadão durante a entrevista concedida ao jornal da rádio, quando o mesmo diz que é do interesse da prefeitura apenas receber recursos federais, o texto também acrescenta o dano que pode ser causado a saúde da população.

“As declarações do acusado causam desconfiança na população, pois planta dúvida que em nada colabora com as ações de prevenção e combate ao COVID19, ao revés sua fala passa a ser usada como justificativa para aqueles que acreditam que nada demais está acontecendo e que tudo não passa de armação política. Enfim, um desastre!”.

A representação considera as declarações do entrevistado uma “fake news”, além de ter ferido a reputação do prefeito e de todas as pessoas que tem combatido o coronavírus na cidade.

Dessa forma, a Procuradoria Geral pede que o munícipe seja responsabilizado pelo crime de difamação, conforme o Código Penal Brasileiro. Por fim o Município pede a abertura de Inquérito Policial, a fim de averiguar crime, além da intimação do acusado.

Representação