DestaquesEducação

Reitor do IFPI, Paulo Borges, visita e participa de evento no Campus Picos

Evento

O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, esteve na cidade de Picos, na tarde desta segunda-feira, 27 de fevereiro, acompanhado dos pró-reitores, diretores gerais dos Campi e diretores sistemáticos, onde participou da apresentação dos indicadores de desempenho do IFPI de Picos, referente ao período de 2013 a 2022.

A apresentação aconteceu no auditório do Campus Picos, e contou com a presença do diretor-geral do IFPI de Picos, Lourenilson Leal, servidores do campus e alunos representantes de turmas do Campus Picos.

O evento tem como finalidade acompanhar uma apresentação onde mostra desempenho da gestão, seja institucional, seja dos campi, através dos indicadores que demostrem a performance da administração. Em Picos, a apresentação recebeu o nome de “Conhecer para intervir: desempenho administrativo do Campus Picos”.

O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, explicou mais sobre o evento, que segundo ele é o momento ideal para todos os diretores e diretoras gerais, pró-reitores e diretores sistêmicos do IFPI, prestigiarem os indicadores do Campus Picos, que já tem 15 anos de fundação.

“Nós temos de maneira regimental o colégio de dirigente de todas as unidades existentes do Instituto Federal do Piauí, de Parnaíba ao município de Corrente, sendo que ao todo, são 20 unidades, onde mensalmente fazemos um planejamento e discutimos tudo aquilo que é pertinente a pesquisa, ensino e extensão. Estamos fazendo algo diferente esse ano, todas essas reuniões estão sendo feitas nos campi do interior para que a reitoria possa chegar mais próximo da comunidade, para que possamos discutir melhor os problemas”, disse.

De acordo com o reitor Paulo Borges, o IFPI ainda vem sofrendo com os cortes orçamentários na educação que aconteceram durante os últimos quatro anos, mas com a entrada do novo presidente da república o cenário já começou a mudar.

“Estamos ainda sofrendo com a questão orçamentária, porém desde o dia 19 de janeiro, onde tivemos uma reunião com o presidente Lula, e logo depois já tivemos duas reuniões técnicas com o Ministro da Educação, sendo que haverá uma recomposição orçamentária, só está sendo discutido as diretrizes e os critérios para que isso possa acontecer. Esperamos que até o mês de maio possamos voltar ao normal, pois não podemos sofrer tantos cortes como sofremos nos últimos quatro anos”, frisou Paulo Borges.

Indagado sobre os investimentos futuros do IFPI, o reitor Paulo Borges afirmou que já existe uma demanda para a criação de mais dois novos campi no Estado do Piauí. “Temos uma demanda de criação de um ou mais dois campi no Estado, mas, no entanto, isso vai depender da política do Ministério da Educação, pois é o MEC que vai definir isso, dependendo muito da questão orçamentária, então demanda temos, uma vez que atendemos hoje 32 mil alunos em todo o Estado, mas podemos chegar a 40 mil alunos, desenvolver cada vez mais e oferecer mais oportunidades para os jovens do Piauí”, afirmou.

Paulo Borges da Cunha avaliou de forma positiva a implantação do vestibular próprio da instituição. “Temos um número alto de aprovações no ENEM, porém esse ano nós optamos pelo nosso próprio vestibular e estamos satisfeitos. Quero dizer que temos um quadro de docentes, servidores, técnicos administrativos da melhor qualidade, talvez um dos melhores quadros de servidores do Estado do Piauí”, destacou.

O reitor ainda comentou sobre o trabalho que o diretor-geral do IFPI de Picos, Lourenilson Leal vem desenvolvendo no Campus. “O Lourenilson é um parceiro de primeira ordem, nossa relação institucional é a melhor possível, é uma excelente pessoa, e que vem desenvolvendo um belíssimo trabalho no IFPI de Picos, tanto que estamos aqui prestigiando esse evento e apoiando todos os eventos da gestão da direção do Campus de Picos, sobretudo do professor Lourenilson”, citou.

O diretor-geral do IFPI de Picos, professor Lourenilson Leal, citou as conquistas da instituição durante os últimos dez anos. “Estamos com novos cursos aqui no Campus, somos a primeira instituição do Piauí a trazer um mestrado na área do ensino da Física, estamos hoje com 19 cursos que são ofertados a comunidade da região de Picos”, comentou.

Alunos matriculados

Segundo Lourenilson Leal, hoje, o IFPI de Picos conta com mais de mil alunos matriculados nos três turnos e tem mais de 120 servidores, entre professores efetivos e técnicos administrativos.

“Em 2022 em relação a 2012, tivemos um aumento considerável no número de matrículas de estudantes que estão tendo acesso ao Campus nos três turnos. Hoje estamos com um total de 1.053 alunos matriculados, 70 professores efetivos e 56 servidores administrativos”, ressaltou.

Novo ônibus

Na ocasião, o reitor do IFPI, Paulo Borges, entregou um novo ônibus para o Campus Picos, onde agora a instituição de ensino conta com dois ônibus. O diretor-geral do IFPI de Picos, Lourenilson Leal, explicou que o veículo é uma reivindicação antiga e que o mesmo será usado para transportar os alunos que moram em bairros distantes.

“O ônibus é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica que é o transporte urbano no município, pois o Campus por se situar fora do perímetro da cidade, o acesso é difícil, sendo que uma das políticas públicas era melhorar o transporte, então o reitor entregou a comunidade estudantil o ônibus de transporte coletivo para transportar os estudantes nos três turnos de forma gratuita. O IFPI de Picos já possui outro ônibus, sendo que é para viagem interestadual”, concluiu.