DestaquesEducação

Alunos do IFPI de Picos se destacam nas provas de redação do ENEM

Na semana passada, os candidatos de todo o país a uma vaga na universidade conheceram as notas na redação do ENEM. O resultado é sempre aguardado com muita expectativa, uma vez que a quase totalidade das universidades brasileiras tem o exame como principal porta de entrada para o ensino superior. Sobre esse resultado, os alunos do último ano do Ensino Médio Integrado do IFPI – Campus de Picos tem muitos motivos para comemorar. Eles alcançaram notas que os gabaritão para ingressar na instituição que desejarem.

Sobre esse desempenho dos alunos, a professora de português Shara Lopes, que leciona no 3° ano do EMI, informou que os estudantes trabalham desde o primeiro ano os gêneros textuais. “Focando nos gêneros dissertativo-argumentativo, então eles chegam no terceiro ano com uma boa escrita, com muito conhecimento de questões sociais e literárias. Isso já dá para eles uma base muito sólida de repertório”, destacou a professora.

Shara Lopes frisou também o trabalho desempenhado pela professora Tâmara Milhomem, que também trabalha com as turmas de 3°ano.

Pelo menos 120 estudantes do IFPI de Picos prestaram o ENEM em 2022, tendo em vista ingressar na universidade em 2023. O resultado deste ano é uma continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido nos exames anteriores. “Mais da metade tirou de 800 para cima, e alguns chegaram a 960, que foi a maior nota”, comentou Shara Lopes.

Os estudantes Jaqueline de Araújo, Lorran da Rocha, Maria Ingrid e Augusta Nobre, atingiram 960 pontos na redação. Passaram dos 900 pontos: Williany Ferreira, Francibelde Lima, Larissa Bezerra, Arielle Bezerra, Armando da Silva, Beatriz de Moura e Nicolas Silva. Embora o resultado das notas seja público, o consulta os estudantes antes de fazer a divulgação.

A professora Shara ressalta ainda as atividades que são e já foram realizadas no IFPI, como “O Projeto do Equinócio”, um jornal do Campus, o laboratório de redação. “Esse conjunto de projetos que são desenvolvidos por diversos professores tem influência no resultado”, comentou.

A professora de português do IFPI, Ana Karina, também ressaltou que as notas dos estudantes no ENEM têm subido ano após ano. Ela frisou que o laboratório de língua portuguesa foi mantido mesmo durante a pandemia da COVID, quando as aulas aconteciam remotamente.

“Esse ano, em específico, foi um trabalho muito individual das professoras do 3° ano: Shara e Tâmara. Nós não focamos na redação do ENEM, mas no ensino dos gêneros textuais, na escrita e na linguagem, portanto, não é um trabalho voltado para a redação do ENEM, mas nesse eixo das linguagens”, explicou a professora.