Um trecho da Av. Sá Urtiga, próximo ao acesso da Av. Severo Eulálio, em Picos, (BR 316) está bastante deteriorado, obrigando os veículos a reduzir a velocidade para evitar acidentes. O chefe do escritório local do DNIT, Elvo Marton, informou que o problema teve origem no esgoto doméstico que fluiu para o centro da pista provocando a deterioração. Ele salienta que esse problema é inaceitável, pois além de afetar a saúde pública, inutiliza a estrutura da cidade.
Infelizmente o esgoto a céu aberto correndo em direção ao meio das ruas sobre as quais as pessoas transitam, é muito comum em Picos. O saneamento básico ainda não é um privilégio de vários bairros e localidades.
Quanto às medidas adotadas para recuperar aquele trecho da BR, o engenheiro informou que já foram realizadas algumas intervenções como a limpeza da sarjeta e do bueiro. “Vamos esperar secar um pouco, para lançar mais material e tentar recompor com solo cimento. Estamos aguardando uma equipe começar próxima segunda-feira (25)”, frisou.
Elvo Marton explicou que o “solo cimento” é um material que consiste na mistura de piçarra e cimento para posteriormente colocar a camada de asfalto por cima. Contudo, o problema pode se repetir se o esgoto continuar a céu aberto inundando as vias públicas.