Com apenas 27 anos, Italo Marcos de Lima, egresso do curso de Licenciatura Plena em Física, do IFPI – Campus de Picos, tem acumulado experiências profissionais na docência. Antes mesmo de concluir a graduação, que ocorreu em 2017, ele começou a lecionar física no Curso Cavalcante. Em seguida foi aprovado para o teste seletivo para professor do Piauí.
Ao concluir o seu mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal Vale do São Francisco Juazeiro – BA, Italo retornou para Picos, onde foi contratado para ser professor no extinto Colégio São Lucas e, em seguida, pelo Colégio Machado de Assis, onde continua trabalhando. Nas duas escolas ele exerceu a função de coordenador pedagógico.
Em janeiro de 2022, mais uma conquista: a aprovação no teste seletivo para ser professor do IFPI, e ao final daquele ano, mais uma aprovação, dessa vez para professor efetivo da rede estadual de educação de Pernambuco.
Estudos no IFPI
Italo define os anos em que estudou no IFPI de Picos como responsáveis por mudar a sua vida, uma vez que foram muitas as oportunidades oferecidas pela instituição que ele soube aproveitar.
“Os anos que estive no IFPI foram de aprendizado sem fim, o IFPI mudou minha vida. Durante o curso tive a oportunidade de participar de programas de pesquisa PIBIC, que influenciaram muito a adentrar mais no mundo da pesquisa científica. Além disso, tive a oportunidade, de junto com colegas de turma, de criar o grupo de observação Hawking, que tinha como objetivo estudar e divulgar conhecimentos ligados a astronomia, astrofísica e cosmologia”, relatou.
O jovem professor não economiza nos elogios ao instituto. “Definitivamente, o IFPI construiu boa parte do que sou hoje, profissional e pessoalmente. O IFPI proporciona uma formação completa, formando muito além do que o curso de licenciatura proporciona. No IFPI tive oportunidade de participar de diversos eventos científicos, do qual destaco o encontro internacional de Física, em 2016, que ocorreu em Natal-RN, em que tive a oportunidade de trocar experiência com cientistas renomados do mundo inteiro. O IFPI de fato mudou minha vida”, frisou.
A trajetória do Italo e de tantos outros egressos do IFPI mostra que além do mercado de trabalho, o instituto estimula nos jovens estudantes o amor pela pesquisa. Que o reconhecimento governamental se manifeste em favor do IFPI.