A vereador Valdívia Santos (PT) apresentou requerimento na sessão remota da Câmara Municipal de Picos, realizada na tarde desta quinta-feira (21), pedindo que os municípios da região doem um respirador mecânico cada para o Hospital Regional Justino Luz (HRJL). A parlamentar justifica a sua ideia argumentando que as cidades da região também precisam do hospital, daí que poderiam ajudá-lo nesse momento de pandemia do coronavírus.
“Sabemos que a FEPISERH (Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares), na pessoa do deputado Pablo Santos (MDB), tem feito a sua parte, mas nessa situação de crise, nada mais natural do que a união, inclusive dos municípios da região com Picos, pois muitas pessoas das cidades vizinhas precisam do hospital”, destacou.
O valor de um respirador mecânico, extremamente necessário no tratamento de um paciente que está internado na UTI Covid, varia bastante. Há iniciativas, inclusive no Piauí, de pesquisadores desenvolvendo esses aparelhos a preço bem mais baixo.
No último boletim informativo divulgado pelo Hospital Regional, consta que há 10 pacientes internados com coronavírus. Dois na UTI Covid e oito na enfermaria específica para o tratamento dessa doença. Eles são de municípios variados: Pio IX, Marcolândia, Inhuma, Elesbão Veloso, Santo Antônio de Lisboa, Pimenteiras e Picos.
“Os números mostram que seria necessária a colaboração das prefeituras vizinhas para que possamos nos ajudar e garantir que todos que precisem contem com o tratamento adequado”, frisou a vereadora.
Audiência remota
Valdívia Santos elogiou a realização da sessão remota pela Câmara Municipal de Picos. Ela já tinha pedido essa providência antes por entender que os vereadores estariam em risco de contágio pelo coronavírus ao realizar sessões presenciais no Plenário Vereador Pedro Barbosa.