Em sessão solene e bastante concorrida realizada na tarde desta quinta-feira (15), o vereador Eriberto Barros (PP) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Picos. Ele tomará posse do cargo em janeiro de 2023 e deve administrar o legislativo picoense pelo biênio 2023/2024. A chapa encabeça por Eriberto Barros obteve oito votos, enquanto a chapa do vereador Filomeno Portela (PP) recebeu sete votos.
Até a manhã desta quinta-feira, o candidato a presidente pela situação era o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), mas numa articulação de última hora Filomeno Portela assumiu o desafio. Chaguinha, que é o atual presidente do legislativo, já havia substituído o vereador Pedro Pio (PP), no último dia 10.
O resultado da eleição confirmou um resultado que já era aguardo, uma vez que os oito vereadores que formam a oposição a administração do prefeito Gil Paraibano (PP) se mantinham firmes no compromisso de eleger o presidente.
No início da sessão foram facultados dez minutos para que os dois candidatos discursassem e falassem sobre o pleito e os planos para a Câmara. Tanto Eriberto quanto Filomeno Portela utilizaram um discurso conciliador. Eriberto agradeceu aos colegas de oposição pela parceria. “Hoje só tenho a agradecer aos amigos que compõe o nosso grupo, pela coragem, comprometimento e respeito”, declarou.
Logo em seguida, o presidente Chaguinha convocou uma comissão eleitoral, formada pelos vereadores Hugo Victor (MDB) e Evandro Paturi (MDB), que checaram a urna e as cédulas, em seguida eles convocaram todos os parlamentares, nome por nome para votar. Ao final, fizeram a contabilidade dos votos e confirmaram a vitória de Eriberto Barros.
Por fim, Chaguinha fez uso da palavra e declarou Eriberto Barros como novo presidente do legislativo a partir de 2023.
Em entrevista após a sessão, o presidente eleito do legislativo declarou que fará um mandato buscando o equilíbrio entre todos os parlamentares e a prefeitura de Picos. Ele também ressaltou a responsabilidade que o cargo exige. “Recebo (esse resultado) com muita tranquilidade e muita responsabilidade, então vou me dedicar a fazer um trabalho voltado à população picoense”, frisou.
Mesa diretora
A nova mesa diretora da Câmara Municipal será composta da seguinte forma: vereador Eriberto Barros (PP), presidente; Zé Luís (MDB), primeiro vice-presidente; Toinho de Chicá (PP), 2° vice-presidente; Wellington Dantas (PT), primeiro-secretário, e Antônio Moura (PC do B), segundo-secretário.