Ao longo desta semana, o IFPI – Campus de Picos sediou a exposição “Negras, raízes e personalidades negras”, em alusão a Semana da Consciência Negra. A exposição se estendeu do dia 21 a 24 e foi promovida pelo Grupo Cultural Adimó em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPI (NEABI), contando com o apoio da direção do Campus na pessoa do Prof. Dr. Lorenilson Leal de Sousa (NILSIM).
Além da exposição, ocorreram rodas de conversa abordando temáticas referentes a Semana da Consciência Negra: como o estatuto da igualdade racial de 2010; o preconceito racial nos esportes com destaque na capoeira; A temática negra nas cantorias e repentes.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, Profa. Ângela da Costa Machado, o objetivo das rodas de conversa “era trabalhar com a temática da forma mais diversa possível para mostra sua transdisciplinaridade”.
Ela avalia positivamente o evento com destaque para a participação dos alunos. “Muito boa! Pois ouvimos dos alunos que não sabiam que a temática dialogava com todas estas áreas e que eles vivenciam, já vivenciaram ou ainda irão vivenciar a temática negra. E esperam que está vivencia seja o menos traumática possível devido as informações e debates que estão ocorrendo atualmente”, declarou a Profa. Ângela.
Na quinta-feira (24), houve a exibição do filme: “Uma mulher chamada Esperança”, com uma roda de conversa entre alunos e elenco da produção cinematográfica.
Participaram ainda do evento o professor Rafael Santos, a professora Marli Veloso, o professor Mairton Celestino e a professora Anaraja Nogueira Pereira.
Profa. Ângela
O coordenador do Grupo Adimó, Mano Chagas, afirmou que o evento tinha o objetivo de dar visibilidade ao povo negro, com emissão de certificados e a exposição das personalidades da cultura negra.