Por: Iranete Dantas
A Prefeitura de Picos, por meio das Secretarias Municipais de Defesa Civil e Obras, está realizando a reconstrução do complexo de drenagem dos esgotos na rua Luiz Nunes no bairro São José, bem como, realizando o monitoramento das áreas de risco, após as fortes chuvas. Ações pretendem organizar e melhorar o trafego e estadia das pessoas que residem nesses locais.
O Secretário da Defesa Civil, João Araújo, fala acerca desse trabalho que vem sendo desenvolvido, em decorrência das fortes chuvas no município. “A recomendação do prefeito Gil é que nós fizéssemos manutenção, olhando todas as galerias e pontos de inundação, para que possamos dar um conforto melhor ao povo, aqui na rua Luiz Nunes, por exemplo, a chuva estava um metro e meio de inundação. Hoje, com essa drenagem que a Secretaria de Defesa Civil fez junto com o nosso Secretário de Obras, Bigode Branco, podemos ver que foi estabilizado, agora vamos lutar para melhorarmos a pavimentação, para que possamos ter um tráfego bem melhor”, assegurou o Secretário.
João Araújo explica ainda sobre os projetos em prol de melhorar a escoação das águas após as chuvas. O gestor assegura que esse problema será solucionado, principalmente no bairro Ipueiras.
“Nós podemos fazer um estudo aqui juntamente com a engenharia do município, e vimos que fizemos um pequeno projeto de desobstrução através de galerias para termos uma escoação de água melhor, aqui não é diferente de todos os outros lugares que percorremos na cidade de Picos. Ontem, com essa chuva surpresa, tivemos 90 milímetros de chuva. Ainda tem mais chuvas para acontecer, onde a gente se preocupa muito, já que a geografia da nossa cidade oferece riscos e desafios, a exemplo, o bairro Ipueiras, precisamos ver um projeto para lá, vamos sentar com o prefeito para vermos o que podemos fazer, para ter uma vazão de água melhor”, afirma o gestor.
Esse trabalho vem sendo realizado em parceria com a Secretaria de Obras, com isso, o Secretário, Bigode Branco, enfatiza que estão trabalhando nos pontos mais necessitados e que durante todo o inverno estarão atentos as áreas de risco da cidade, para evitar quaisquer transtornos. “Estamos trabalhando nos pontos mais críticos, ainda está faltando acabamentos, mas o principal foi construído. Nós vamos ter um inverno muito bom e estaremos atentos”, afirmou Bigode Branco.
Monitoramento de áreas de risco
Ainda conforme o Secretário João Araújo, a Defesa Civil está fazendo um monitoramento e levantamento das áreas afetadas pelas chuvas que recaíram na cidade nos últimos dias. A partir desse monitoramento a Defesa Civil vai tomar as decisões cabíveis mediante ao estado de cada local que forem mais afetados pelas chuvas.
CCOM/PMP