Por Larissa Angela
O Projeto “Fios de Alegria” promoverá entre os dias 09, 10 e 11 de novembro o I Simpósio Oncológico Online, cujo tema será: “Atendimento Multifocal na prevenção e tratamento do câncer”. O evento garantirá um certificado de 15 horas e será realizado por meio da plataforma Google Meet. O evento contará com multiprofissionais na área de biologia, enfermagem, nutrição, medicina, fisioterapia, psicologia e cuidados paliativos.
Mais informações (e inscrições) podem ser acompanhados através do site do evento e do Instagram oficial: @alegriadefios
O Projeto “Fios de Alegria” traz uma campanha que se desenvolve ao longo do ano, com o objetivo de arrecadar mechas de cabelo para pessoas em tratamento oncológico, as ações são intensificadas durante os meses de setembro, outubro e novembro, que são dedicados a conscientização sobre o combate ao câncer infanto-juvenil, de mama e de próstata.
O projeto coordenado pela nutricionista formada pela UFPI Ana Rafaela, está em ação desde 2017, e em 2022 chegou a sua 5º edição, contando com a participação de 14 acadêmicos da Universidade Federal do Piauí campus Picos dos cursos de nutrição, enfermagem, medicina e biologia, e vem se consolidando para além do Piauí.
Ação “Se toca mulher”, desenvolvido no centro da cidade de Picos/PI Clínica parceira
Durante os meses de setembro e outubro, foram realizadas ações em parceria com a Universidade Federal do Piauí e com algumas clínicas particulares, como o primeiro centro oncológico da região (Centro de Atendimento ao Câncer-CAC), e Clínica Popular de Picos (e parceiros).
Arrecadação de peruca. Paciente tratada de T.O.C. doa sua peruca para pacientes oncológicos
Todas as doações arrecadadas são entregues em Teresina, no Hospital Infantil Lucídio Portela e no Hospital São Marcos, através da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Piauí. Além das mechas de cabelo, o projeto também arrecada brinquedos que são encaminhados às crianças em tratamento oncológico, assim como lenços femininos.
O Projeto social Fios de Alegria tem o objetivo de dar um suporte emocional para as pessoas que estão em tratamento oncológico, algo que é de suma importância na recuperação desses pacientes.