O Piauí passou a ocupar a 2ª colocação no ranking de queimadas entre os estados brasileiros no mês de outubro. De acordo com dados do sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre os dias 01 e 16 deste mês já foram registrados 3.152 focos de queimadas no estado.
O número de queimadas registrado no mês de outubro no Piauí já é 15% maior do que o registrado em todo o mês de setembro, quando 2.731 focos foram contabilizados, segundo o Inpe.
Em outubro, o Piauí só aparece atrás do estado do Pará, que já registrou 3.890 focos de queimadas.
Dos 224 municípios piauienses, 176 já registraram queimadas durante o mês de outubro.
Com 189 focos, Baixa Grande do Ribeiro (distante 588 km de Teresina) aparece na 4ª posição entre todos os municípios brasileiros.
Os municípios com maior incidência no Piauí são:
- Baixa Grande do Ribeiro – 189 focos
- Parnaguá – 130 focos
- Uruçuí – 113 focos
- Cristino Castro – 102 focos
- Jurema – 92 focos
- Santo Inácio do Piauí – 90 focos
- Ribeiro Gonçalves – 89 focos
- Avelino Lopes – 86 focos
- Santa Filomena – 85 focos
- Corrente – 83 focos
Após a chegada do B R O-BRÓ, as equipes do Corpo de Bombeiros intensificaram as ações da operação Guardiões do Bioma, com o combate dos focos de incêndio, principalmente nas áreas do Cerrado e da Caatinga, as mais atingidas pelas queimadas.
Entre as explicações para a alta no números de queimadas estão presentes a baixa umidade do ar e as altas temperaturas, que contribuiem para que as chamas se espalhem mais rapidamente.
Natanael Souza
[email protected]