O Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Picos promoverá entre os dias 24 e 31 de outubro, o minicurso: “Escola bilíngue e educação de surdos: conquistas e desafios”. O evento é organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). O público-alvo do minicurso são alunos de licenciatura e a comunidade em geral. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas até o dia 19 de outubro, com o preenchimento do formulário eletrônico.
O objetivo principal do evento é promover uma discussão acerca das políticas de inclusão educacional da pessoa surda, considerando a Libras como língua natural, bem como a transmissão de algumas metodologias utilizadas atualmente.
A programação foi dividida em dois momentos principais: no dia 24 de outubro haverá uma mesa-redonda que terá como convidados Marinete Silva, Renária Castro e Edigar Gonçalves; já entre os dias 25 e 31, será realizada uma oficina de Libras, sob a orientação de Laíse Leal, intérprete e tradutora de Libras e especialista em Educação Especial e Inclusiva.
As vagas para a oficina já foram preenchidas pela comunidade interna.
Confira a programação do evento:
Inscrições: até 19 de outubro
Mesa-redonda: 24 de outubro, às 18h
Oficina de Libras: de 25 a 31 de outubro, das 14h30 às 17h
Núcleo
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) é extremamente bem estruturado. Ele é coordenado pela tradutora e interprete de Libras/Português, Laíse de Jesus Leal Costa Sousa. Entre as suas atribuições o núcleo busca a disseminação de uma política de inclusão no IFPI, objetivo que tem sido conseguido como salientou Laíse.
O trabalho desenvolvido no núcleo tem contribuído para que os estudantes consigam a sonhada inserção no mercado de trabalho.