O governador eleito, Rafael Fonteles (PT), e o senador eleito, Wellington Dias (PT), foram os mais votados para os cargos majoritários em Santana do Piauí. Eles eram apoiados no município pelo grupo de oposição, liderado pelo ex-prefeito Valdensilson Dias (PSD). A votação dos dois candidatos, que possuem serviço prestado em Santana, refletiu a votação estadual.
Os dois candidatos oposicionistas, Silvio Mendes (União Brasil) e Joel Rodrigues (PP), receberam o apoio da atual prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP).
Rafael Fonteles obteve 1.807 votos em Santana do Piauí contra 1.348 do seu principal adversário, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil).
Já o ex-governador Wellington Dias recebeu 1.564 votos contra 1.475 dados ao ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PP).
Silvio Mendes e Joel Rodrigues eram apadrinhados políticos do senador licenciado e ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). A deputada federal Iracema Portela (PP), era a vice na chapa de Silvio Mendes. A partir de 2023, a deputada não terá mais mandato eletivo.