Um novo hospital de campanha está sendo montado em Teresina para atender pacientes com insuficiência respiratória aguda grave em casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura de Teresina, a estrutura está sendo montada em um terreno cedido pelo Grupo Claudino, anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na Zona Sul da cidade. A obra está na fase de terraplanagem.
O hospital deve contar com 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). No espaço, deverá ser instalado cinco módulos com 12 leitos de UTis em cada um deles. A expectativa é de que até o dia 15 maio os dois primeiros módulos do hospital sejam concluídos. A unidade hospitalar vai funcionar por um período de até seis meses.
Outros hospitais, sendo um na quadra de badminton da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e outro no Lar da Fraternidade, ainda não foram finalizados pela Prefeitura de Teresina. As vagas nessas unidades de saúde devem ser usadas, exclusivamente, por pacientes transferidos de outros hospitais e Upas de Teresina com quadro de alta e média complexidade em decorrência do vírus.
Mesmo ainda não tendo atingido a capacidade de máxima dos leitos disponíveis, o número de casos confirmados e mortes por Covid-19 vem crescendo ao longo das semanas em Teresina. Ontem, por exemplo, o boletim divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) apontou para um record negativo na Capital: foram três novas mortes e 73 novos casos.
Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado com informações da PMT