O vereador Wellington Dantas (PT) apresentou um requerimento, na sessão realizada na tarde da quinta-feira (11), na Câmara Municipal de Picos, pedindo a realização de uma audiência para debater o problema do local onde é depositado o lixo nas proximidades do Valparaíso. Há um intenso debate sobre a denominação correta quanto a esse local, que se trata de um aterro sanitário para alguns e de um lixão para outros. Para o vereador, é importante que a situação seja solucionada, uma vez que os moradores do Valparaíso têm sofrido.
No último final de semana os bombeiros tiveram muito trabalho para conter as chamas verificadas no aterro. Os moradores do Valparaíso estão pedindo que o lixo pare de ser depositado ali e seja realocado em outro local.
“Apresento um pedido de audiência pública convidando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR), a Prefeitura e o Ministério Público para debatermos soluções, os moradores querem a retirada do lixão, mas se lá for cumprido conforme os moldes técnicos, não cria a celeuma que estamos vendo há seis anos”, comentou o vereador.
Wellington Dantas informou que inicialmente o aterro começou a funcionar como se esperava, mas a proposta não foi mantida. “Tem que parar com esse debate que um defendia e outro se calava, porque a situação lá é de saúde pública; o caso é que temos que nos juntar porque a situação lá é insustentável, esse é o ponto”, frisou.
O vereador parabenizou a presidente da Associação de Moradores do Valparaíso que esteve na Câmara Municipal acompanhando a sessão e que tem lutado incansavelmente em favor da comunidade. Wellington se colocou a disposição e disse que vai acompanhar a resolução desse problema. A audiência pública é um dos pontos de partida.
A data da audiência será marcada posteriormente.