DestaquesSaúde

Prefeitura de Picos promove reunião para tratar de serviços ofertados à pessoa com deficiência

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira 09, uma reunião para apresentar os serviços ofertados junto à pessoa com deficiência. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí, Campus/Picos.

Segundo a Coordenadora da Pessoa com Deficiência do Município de Picos, Emanuelle Reis Brandão, a reunião buscou apresentar/esclarecer aos profissionais/gestores envolvidos, serviços destinados à pessoa com deficiência, o que, segundo a gestora, se configura um novo modelo para o município e região.

“Estamos explicando no sentido de captar mais esses pacientes, falar sobre seus direitos, tratamento e serviços, para discutirmos a rede da pessoa com deficiência. Essas consultas são novas. Estamos ofertando consultas com oftalmologista, ortopedistas, entre outros. Vamos realizar esse teste, durante três meses, a partir deste mês de agosto, para pessoas que precisam de reabilitação”, destaca a gestora.

Com trinta e oito UBS, o município de Picos pretende atender, diariamente, pelo menos, setenta pacientes de Picos e oriundos da macrorregião, segundo expectativa da coordenadora Emanuelle Brandão, o que, para a gestora, significa um avanço nesse tipo de tratamento. Participaram do evento, profissionais de saúde de Picos e região.

“Estamos ofertando consultas com oftalmologista, ortopedistas, entre outros. Vamos realizar esse teste, durante três meses, a partir deste mês de agosto, para pessoas que precisam de reabilitação”, destaca.

Na oportunidade, foi apresentado o fluxograma relacionado a oferta de serviços de reabilitação da Clínica Santa Ana, onde gestores municipais, ligados ao território dos Vale do Guaribas, Sambito e Canindé, puderam tirar dúvidas.

“Essa é a intenção, facilitar o acesso da pessoa com deficiência. Desse modo, sanar dúvidas para gestores de cada município, sobre o fluxograma dos serviços oferecidos pela Clínica Santa Ana”, conclui.

Fonte: CCOM/PMP