DestaquesPolícia

Governo aciona polícia para investigar mais de 30 perfis falsos na internet

Divulgação

O governo do estado acionou a Polícia Civil para investigar mais de 30 perfis que seriam falsos e estão divulgando fake news na internet.

A Coordenadoria Estadual de Comunicação faz o monitoramento das mídias digitais, tanto do governo como governador, e chegou aos perfis que serão investigados.

Allisson Bacelar, coordenador de Comunicação, informou que o governo tenta estabelecer diálogo com alguns perfis, mas alguns deles tem zero seguidores e nenhuma postagem.

“Nós detectamos que alguns casos, os perfis são falsos criados apenas para criticar. Tentávamos estabelecer um diálogo e não tivemos respostas, perfis com zero seguidores, zero de postagens, mas bastante ativo no dia a dia de comentários”, disse Allisson Bacelar.

O secretário informou ainda que a proposta era de estabelecer um diálogo com essas pessoas, respondendo e tirando dúvidas.

“Constatamos que vários perfis são falsos criados unicamente para atacar o governo. Acreditamos que são robôs e muitos deles publicam o mesmo texto. Geralmente é um texto padrão sobre ação do governo com críticas e sai repetindo várias vezes e em várias redes sociais do governo”.

Portal contra as fake news

O governo lançou uma página voltada exclusivamente para esclarecer assuntos que foram tratados como notícias verdadeiras. A ação se deve ao aumento da circulação de informações falsas relacionadas à doença Covid-19 e o risco que elas trazem ao próprio trabalho de prevenção.

Informações como máscaras contaminadas vindo da China, pessoas aplicando testes contaminados na população, carros alugados para o combate e até óbitos por outros motivos sendo registrados como Covid-19 são apenas algumas das muitas fake news divulgadas recentemente. Bacelar destaca que a propagação de informações falsas nas redes sociais confunde, atrapalha e prejudica a própria população que precisa se proteger de um vírus ainda sem vacina.

Flash Yala Sena
[email protected]