Géssyka Santos
Estagiária/ Uespi
Dados recentes registraram um aumento significativo nos casos de dengue e chikungunya no Estado do Piauí e até mortes causadas pelos vírus da influenza. Informações obtidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesapi). Dessa forma, com esse número de casos crescentes, a preocupação da população tem sido se as pessoas que estão com febre e outros sintomas da dengue e chikungunya podem tomar a vacina da gripe e/ou da Covid-19 mesmo estando com a doença.
Em entrevista ao Boletim do Sertão, Mariana Fontes, Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Picos responde: “A nota técnica, não contraindica a pessoa receber as vacinas, da Covid-19 mesmo estando com chikungunya”, informa.
A coordenadora afirma que a contraindicação que há, é que a pessoa infectada não pode estar com febre, de forma alguma. Ela destaca: “A gente sempre recomenda a resolução do quadro, ou uma melhora significativa”.
Segundo Mariana, a vacina pode apresentar alguma reação e por isso, tanto para não confundir a reação da vacina com o da doença como também para não debilitar mais ainda a pessoa infectada com o vírus, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda a total recuperação antes da vacinação.
Fique atento ao período mínimo indicado para tomar as próximas doses da Covid-19. Agentes da vacinação informam um período de intervalo de pelo menos quatro meses de uma dose para outra.
Se você estiver com algum sintoma ou suspeita de alguma das influenzas, faça o teste, se der positivo, respeite a recuperação para poder se vacinar.