A Universidade Federal do Piauí – UFPI decidiu manter a suspensão das aulas por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ainda no dia 21 de abril após deliberação do Comitê Gestor de Crise (CGC) da instituição. Com o agravamento dos casos de coronavírus no estado, uma vez que esse número já chegou a 454 com 24 óbitos, ficou difícil aproximar uma data para a retomada das atividades acadêmicas.
O diretor da UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos, Prof. Dr. Gleison Monteiro, informou que os demais diretores e a reitoria estão sempre em reunião remota para deliberar sobre o calendário acadêmico e outras medidas administrativas.
“As aulas só devem retornar a partir do momento em que a crise sanitária diminuir, e agora tá é aumentando, então, por enquanto temos um decreto do Governo do Estado e da Prefeitura de Picos que determina o isolamento”, comentou o diretor.
Gleison acrescentou ainda que a UFPI só pode discutir a retomada das aulas após decisão dos poderes públicos quanto ao isolamento social. O reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Dantas, suspendeu as aulas da instituição no dia 17 de março, quando teve início a crise do coronavírus no Brasil. O que resta para toda a comunidade acadêmica é aguardar.