O IFPI – Campus de Picos promoverá na tarde da terça-feira (14/06), das 15h às 17h, o Encontro Acadêmico “Motivação nos estudos: a relação entre motivação e hábitos de estudos”. O evento será realizado no auditório e terá o formato de Mesa Redonda, sendo resultado do Projeto “Motivação nos estudos: a relação entre motivação e hábitos de estudos no IFPI, Campus Picos”, coordenador pelo Prof. Dr. Marx Rodrigues.
Aberto ao público da comunidade interna e externa do Campus Picos, contemplando, inicialmente, o Ensino Médio Integrado em Administração, Eletrotécnica e Informática, Técnico (Concomitante e Subsequente) em Administração, Eletrotécnica e Informática, PROEJA Comércio, Superior em Química, Física e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Especializações.
O Encontro tem como dinâmica envolver os estudantes com temáticas voltadas para a Motivação nos Estudos e Hábitos de Estudos. Acontece em formato de Mesa Redonda, com um debate aberto para a participação dos estudantes, onde terão oportunidade de fazer perguntas sobre a temática. A Gestão do Campus Picos está no apoio das ações que promovem a missão do IFPI, em promover uma educação de excelência, direcionada às demandas sociais.
A equipe que coordena o evento é liderada pelo Professor Marx Rodrigues de Moura, tendo como colaboradores os servidores que farão breves apresentações voltadas para a temática do evento: Caroline da Silva Torres (Psicóloga); Dieyme de Souza Silva (Professora de Espanhol); José Francisco da Silva Filho (Pedagogo); Elisberto Francisco Luz (Pedagogo); Mary Jôse Sousa Andrade (Pedagoga); e, Laise de Jesus Leal Costa Sousa (Comunicadora Social e Tradutora e Intérprete de Libras). Também participam da organização os discentes: Deisyelly Sousa (Ensino Integrado em Administração, do 2º Ano); Jefferson de Abreu Araújo (Ensino Integrado em Informática, do 3º ano); Lara Laiane Augusto Leal (Superior – Licenciatura em Química, Módulo I); Poliana Rodrigues Ferreira (Técnico em Administração – Concomitante e Subsequente, Módulo II e III); Rayssa Dayse da Silva Pereira (Ensino Integrado em Informática, do 1º ano); Sávio Wallace Brito Sousa (Técnico em Administração – Concomitante e Subsequente, Módulo II); e, Wellington de Moura Borges (Superior – Licenciatura em Química, Módulo I).
Em meio às comemorações do aniversário de 15 anos do IFPI, no Campus Picos, o projeto surgiu através da iniciativa do discente Wellington de Moura Borges, líder de turma e estudante de Licenciatura em Química do V Período. Neste semestre letivo de 2022, após ter participado do evento “Memorial do IFPI no Campus Picos como um Lugar de Memória”, ocorrido em 04/05/2022, inspirado na integração entre servidores, terceirizados e estudantes no Campus Picos, logo apresentou ao professor Marx Rodrigues de Moura uma minuta de um projeto em busca de ações para superar problemas voltados para a falta de motivação nos estudos, diante do retorno presencial, após dois anos de estudos na modalidade remota.
O projeto, gestado a partir da iniciativa dos discentes, passou pela Coordenação da Pedagogia do Campus e em seguida foi direcionado para os discentes que tivessem interesse em participar, logo surgindo adesões espontâneas dos estudantes para fazerem parte da equipe de organização, acompanhando a dinâmica de elaboração do projeto, pelo professor Marx Rodrigues de Moura
Para o professor Marx Rodrigues, “pessoas possuem sonhos, objetivos e metas, tudo isso pode ser transformado em projetos e atividades a serem realizadas”. Ao perceber que para os muitos, estudar no IFPI tem sido um sonho que se tornou realidade, resolveu incentivar o desenvolvimento deste projeto. O evento está protocolado no Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP), para gerar as certificações e rotinas dentro do Campus.
Neste momento de retorno presencial às atividades desenvolvidas pelo Campus Picos, temos como objetivo geral a promoção de um projeto que terá como foco as ações voltadas para a motivação e o desenvolvimento de hábitos estudantis para os alunos do IFPI Campus Picos. A Mesa Redonda tem como objetivo relatar histórias de vida e ideias que possam estimular o alunado a construção de um pensamento positivo para melhor perspectiva de futuro, assim como compartilhar técnicas e hábitos para melhor organização e rendimento nos estudos, pontou o professor.
Fonte: Ascom