Por Wesley Monteiro
Em comemoração ao aniversário de 15 anos de fundação do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus de Picos, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25 de maio, uma programação especial para os alunos, professores, técnicos, ex-alunos e a população em geral. O IFPI de Picos foi inaugurado no dia 28 de maio de 2007, e de lá para cá vem transformando a vida de milhares de alunos que passam pela instituição.
Uma vasta programação foi realizada durante todo o mês de maio, e na quarta-feira (25) aconteceu a solenidade festiva com a entrega de medalhas aos alunos das olimpíadas de conhecimento, festival de música IFPicos – ensaio de talentos e o corte do bolo para celebrar a data.
De acordo com o diretor geral do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Picos, Prof. Dr. Lourenilson Leal, a instituição de ensino desenvolve um projeto de educação pública de qualidade e há 15 anos ajuda no desenvolvimento de Picos e macrorregião através do ensino, pesquisa e extensão.
“A contribuição do Campus Picos é para os arranjos produtivos locais, qualificar os jovens e adultos para desenvolver as habilidades profissionais nas áreas técnicas, e há 15 anos o instituto vem contribuindo para Picos e macrorregião. Temos alunos de mais de 70 municípios e professores de várias regiões”, disse o diretor.
Na ocasião, Lourenilson Leal, lembrou dos desafios enfrentados desde a inauguração até os dias atuais. O diretor geral ainda destacou que hoje o IFPI – Campus Picos conta com mais de 1.300 alunos matriculados que são beneficiados com toda a estrutura ampla e moderna que a instituição oferta.
“O Campus começou bem pequeno, assim que foi inaugurado, em 2007, tinha apenas três cursos técnicos que são os que a gente oferta até hoje, e de lá para cá a instituição foi crescendo, aumentando o número de professores, melhorando sua infraestrutura, oferecendo ciência, arte, cultura, alimentação balanceada, acompanhamento de saúde bucal e acompanhamento médico. Então, o Campus enfrentou todos os desafios para chegar nesse patamar de hoje”, destacou.
A aluna do 2º ano de administração, Dara Maria, falou da importância do IFPI para sua trajetória estudantil e ressaltou a felicidade de fazer parte dos 15 anos de implantação do instituto na cidade.
“Eu acho o instituto bastante importante porque eu venho do interior e as escolas estaduais não dão tanto suporte e qualificação igual o IFPI. Eu fico bastante feliz de fazer parte dessa história e com o IFPI temos maiores oportunidades, tanto na vida pessoal como na profissional. Eu acredito que o IFPI é essencial para Picos”, frisou Dara.
Medalhas aos alunos
Durante a programação de aniversário de 15 anos do IFPI – Campus Picos, a direção do instituto realizou a entrega das medalhas aos alunos e ex-alunos das olimpíadas de conhecimento. Cerca de 10 alunos receberam as medalhas.
O egresso do curso de Eletrotécnico do IFPI de Picos e estudante de Matemática na UFPI de Teresina, Sayd Moura, ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais 2021. Sayd falou sobre o sentimento de alegria de poder receber a medalha de ouro depois de muita dedicação.
“É uma honra participar das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais representando o IFPI de Picos. Em 2019, eu passei para a segunda fase das olimpíadas, só que eu não consegui medalha, mas ganhei uma viagem para o Rio de Janeiro para fazer a segunda fase lá. Em 2020, novamente eu participei das olimpíadas e consegui uma medalha de prata, e agora em 2021 consegui a medalha de ouro”, ressaltou.