O ex-comandante do 4° BPM de Picos, coronel Wagner Torres, se aposentou das suas funções na Polícia Militar, o que no meio é chamado de “passar para a reserva (remunerada)”. A data oficial da aposentadoria do policial foi o dia 21 de abril, segundo o Departamento de Comunicação da PM do Piauí. Além dele, mais dez policiais de alta e média patente também deixaram a ativa. Não houve solenidade de homenagem aos militares em decorrência do coronavírus, mas esta deve ser realizada após a pandemia.
Wagner Torres foi um dos comandantes mais marcantes do 4° BPM nos últimos 15 anos. Ele teve duas passagens pelo batalhão, a primeira em 2008, quando era major e permaneceu no cargo por apenas sete meses, deixando o posto após denúncias de tortura feitas pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), das quais foi inocentado posteriormente.
Na época, houve uma mobilização popular com a realização de abaixo-assinados pedindo a permanência dele à frente do BPM, mas não teve jeito. Após esse processo, e já na patente de tenente-coronel, ele assumiu cargos de comando na Polícia Militar do Piauí relacionados ao policiamento no interior do estado.
Em 2012 Wagner Torres reassumiu o comando do 4° BPM de Picos, após nomeação pelo então governador Wilson Martins. Ele era conhecido por estar na linha de frente no combate ao crime e por gostar de conceder entrevistas à imprensa, manifestando-se também com frequência através das redes sociais. Durante o seu período de comando os índices de homicídio na cidade estiveram baixos.
Na sua segunda passagem pelo batalhão local ele foi promovido a patente de coronel e permaneceu no posto até 2016, quando foi substituído pelo tenente-coronel Edwaldo Viana.
Ao deixar o comandando do batalhão local pela segunda vez, Wagner Torres foi designado para comandar o Policiamento da Capital. Ele ainda se licenciou da PM e disputou o cargo de deputado federal nas eleições de 2018, não logrando êxito.
Quanto a aposentadoria de Wagner Torres e dos demais militares o comandante da PM do Piauí, coronel Lindomar Castilho os parabenizou: “por terem, de forma exitosa, empreendido ações positivas em todos os anos de dedicação à Instituição, buscando bem cumprir todas as tarefas que lhes foram confiadas no decorrer de suas carreiras”.