O ex-prefeito de Picos, José Neri de Sousa, se filiou ao PT. Ele segue o caminho do filho, deputado estadual Icemar Lavor Neri, que aderiu a agremiação no final de março, tendo em vista as eleições de outubro. A informação sobre a filiação de Zé Neri foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB).
A filiação de Zé Neri ao PT seguiu tendência de esvaziamento do PTB no Piauí, tendo em vista que o Diretório Nacional do partido proibiu qualquer aliança com a agremiação fundada pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
A vice-prefeita de Picos, Xandú Neri, que é filha do ex-prefeito José Neri também se filiou ao PT. Há informações de que ela pode disputar o cargo de deputada federal no pleito de outubro.
Trajetória
Zé Neri foi prefeito de Picos por três ocasiões, entre 1989-1993; 1997-2001-2001-2005. Nos dois últimos mandatos ele estava no PP, na época chamado de PPB. Nas eleições de 1996 e 2000, Zé Neri teve como principal adversária a professora Oneide Rocha, filiada histórica do PT.
Zé Neri chegou a fazer oposição ao governador Wellington Dias e foi crítico do Partido dos Trabalhadores. Ele participou da administração do ex-prefeito Pe. Walmir Lima através da indicação de cargos, mas rompeu com o gestor e no pleito de 2020 apoiou o prefeito Gil Paraibano (PP), chegando a figurar como vice na chapa dele.