Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá
Muitas pessoas que querem emagrecer acabam cometendo alguns erros pelo fato de quererem um resultado rápido. Para chegar no resultado desejado é importante ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Diante disso, o Boletim do Sertão entrevistou a nutricionista Andreia Luz, que aborda sobre a importância de procurar um profissional de nutrição antes de iniciar uma dieta e traz alguns comportamentos e alimentos adotados que acabam prejudicando na dieta.
B.S- A importância de passar em um profissional de nutrição antes de iniciar uma dieta?
É muito importante passar em um profissional de nutrição antes de fazer uma dieta, porque o nutricionista é capaz de determinar as necessidades fisiológicas do paciente e assim poder guiá-lo para que tenha uma alimentação que garanta todos os nutrientes que o corpo precisa, sempre respeitando as necessidades individuais, e estabelecendo hábitos para corrigir possíveis falhas, o mais importante é que seja seguido um cardápio sem falhas. O nutricionista também vai dar apoio e incentivar durante todo o processo da dieta.
B.S- É correto fazer jejum na dieta?
Eu, particularmente, ainda não sou adepta ao jejum durante a dieta. Em primeiro lugar é preciso considerar fazer o emagrecimento de forma saudável, para que o resultado dessa prática seja sustentável. Ficar longos períodos sem comer, o corpo entende que está em privação e vai fazer de tudo para que armazene o máximo de gordura possível, causando uma redução no metabolismo e atrapalhando o processo de perca de peso. O emagrecimento que algumas pessoas vão observar durante o jejum intermitente vai corresponder à uma perca muscular, então a pessoa pode até ficar mais leve, mas não eliminou a gordura e provavelmente pode ser que fique com alguma deficiência de vitaminas. Então, eu considero fazer o emagrecimento de forma saudável, comendo todos os dias nos horários certos para que esse resultado seja sustentável, e evite o efeito sanfona no indivíduo.
B.S- Pode consumir apenas alimentos diet e/ light?
Os produtos lights e diets tem na sua composição uma redução de alguns nutrientes, por exemplo, o light na produção deles tem uma redução de pelo menos 25% de alguns nutrientes como gordura e açúcar, por consequência disso também tem uma perca de caloria. Já, nos produtos diets a modificação diz respeito mais na retirada de alguns nutrientes com o objetivo de saúde, por exemplo, por conta de alguma patologia específica, como o diabetes, mas para manter o produto com as características originais é sempre criado outro elemento, como o adoçante, edulcorante ou gordura. Geralmente as pessoas elas vão consumir esse produto diet achando que vão emagrecer, porém, não é assim, temos como por exemplo o chocolate diet, que para manter as características dele o açúcar é retirado, mas o produto pode levar edulcorante ou uma quantidade maior de gordura para tentar fazer com que o sabor seja agradável. Então, esse produto ele pode ser até mais calórico do que o chocolate convencional. Um ponto bem importante para esses produtos tanto light como diet é que eles acabam sendo ultraprocessados, então passam por modificações um ambiente de indústria, e os produtos acabam sendo ultraprocessados. É claro que tem alguns que são menos, como por exemplo, o pêssego em calda diet, então não tem ali o açúcar adicionado, mas o que a gente realmente considera é que tanto os produtos lights como diets eles são desenvolvidos para atender pessoas que tem alguma restrição alimentar. Para os demais consumidores que buscam uma perca de peso mais adequada e uma alimentação mais saudável, a saída é optar por frutas, legumes, verduras, grãos integrais, uma alimentação mais colorida, que seja mais natural, mais variada, com menos açúcar, sal e gordura, é melhor do que estar indo ao supermercado comprar alimentos ultraprocessados. Então, a ideia é que você descasque mais e desembale menos, para que assim, tenha realmente uma alimentação mais saudável.
A nutricionista listou 3 alimentos adotados acabam prejudicando na dieta.
Refrigerante zero
Alimentos que as pessoas tomam achando que é saudável, mas não são, é o refrigerante zero, apesar do refrigerante zero não ter calorias, ele contém uma série de produtos químicos em sua fórmula que são nocivos à saúde. Por exemplo, ácidos corantes, conservantes, adoçantes, sem falar nas altas taxas de sódio que aumentam a pressão arterial e retém o líquido. Os refrigerantes zero e normais, não são saudáveis, muitos se iludem em achar que o refrigerante zero é saudável, porém não é.
Sucos de caixinha
Outro exemplo também é o suco de caixinha, que muitas pessoas substitui o refrigerante por esses sucos achando que eles são mais saudáveis, só que realmente não é. Os sucos de forma geral contêm uma grande quantidade de açúcar, mesmo na versão light eles têm na sua composição muitos aditivos químicos como corante, conservante e sódio, até mesmo as propriedades encontrada nas frutas com fibra e vitaminas, elas são perdidas no processo de industrialização, o ideal é fazer o consumo de sucos naturais ou da polpa, que são melhores que os sucos de caixinha.
Barrinhas de cereais
Barrinhas de cereais por exemplo, é usado bastante como opção de lanche e de fato essas barrinhas de cereais contêm baixas calorias, são fontes de fibra, dão energia, aumenta a sensação de saciedade e ajuda também no funcionamento do intestino, só que não é sempre assim, não são todas. Tem algumas que tem compostos basicamente de chocolate e cheio de gordura, açúcar, e não possuem fibras. A dica é sempre escolher boas opções, ficar sempre de olho no rótulo dos alimentos, o primeiro ingrediente da lista é o que possui ema maior quantidade no produto. Então, uma dica é sempre procurar marcas que a fibra esteja sempre no início da lista, olhar a quantidade de gordura saturada que no caso a gordura ruim, e a quantidade de sódio que for presente no produto, buscando sempre boas opções. Não é recomendado comer barrinhas de cereais com muita frequência, já que também contém conservantes e grãos que são processados. As barrinhas são alimentos que muitas pessoas consomem achando que é saudável, mas acabam não comprando a melhor opção.