DestaquesSaúde

Vigilância Epidemiológica de Picos registra 28 casos de Chikungunya e 13 de Dengue em 2022

As ações do Estado de controle ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya têm alcançado significativos resultados. Apesar de estar localizado em uma região endêmica, quente, úmida e chuvosa, propícia para a disseminação do mosquito transmissor das doenças, o Pará é o quarto Estado brasileiro que mais combateu a dengue nos últimos seis anos, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Na foto, o mosquito Aedes aegypti.rrFOTO: DIVULGAÇÃOrDATA: 10.01.2017r

A Prefeitura de Picos, através da Vigilância Epidemiológica, registrou um aumento no número de Chikungunya e a diminuição nos casos de dengue em Picos. O município, até o momento, totaliza 13 casos de dengue, e 28 casos de Chikugunya notificados.

Diante disso, o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Robsoncley Viana, destacou que o município está em alerta de uma provável epidemia de Chikungunya, e que estão acompanhando os casos, para que possam iniciar as medidas necessárias.

“Nesse momento, estamos em alerta de uma provável epidemia de Chikungunya no município. Com isso, estamos acompanhando os casos, vendo a tendência de aumento e diminuição, para que possamos iniciar as medidas. Algumas áreas já apresentaram casos de Chikungunya, e outras Dengue”, destacou o Coordenador.

De acordo com o levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica, os bairros que já foram notificados com casos de dengue, e principalmente Chikungunya, são: Centro; São Sebastião; Canto da Várzea; Pedrinhas; Morro da Macambira; Ipueiras; Junco; São José; Aerolândia; Passagem das Pedras e Pantanal.

O Coordenador alertou ainda que as pessoas com os sintomas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima, para que assim haja o diagnóstico e a Vigilância Ambiental possa entrar em ação para o combate dos focos nessas áreas.

CCOM/PMP
Por: Jackelany Vasconcelos