O cuidado com a higiene bucal é algo muito importante para estética e principalmente para a saúde do ser humano. Por isso, é preciso manter protegida sua principal forma de comunicação. Em 20 de Março, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data serve de alerta para que crianças e adultos tenham consciência da sua importância.
No Brasil, dados do IBGE de 2019 mostram que 34 milhões de brasileiros, com mais de 18 anos, perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes. Na mesma pesquisa, o IBGE apontou que menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos 12 meses anteriores ao levantamento.
A visita ao dentista, desde pequeno, é importância para estimular o cuidado com a higiene e a criança criar um vínculo com os profissionais de saúde. Em Picos, o cirurgião dentista Lucas Nascimento Lima, explica o porquê de se manter os cuidados necessários.
A saúde começa pela boca, é a porta de entrada para outras doenças e onde elas podem começar a se proliferar (fungos e bactérias) e acabar atingindo outros órgãos e ocasionando doenças mais sérias.
Acontece que a cárie quando não é tratada vira um risco para a saúde do corpo inteiro. Isso acontece na maioria das vezes quando há bactérias presentes na boca. Uma cárie não tratada pode resultar em complicações para o corpo inteiro.
“O desenvolvimento de cárie, periodontite (que é quando o osso que sustenta os dentes já está afetado devido o não cuidado com a gengivite), que precede a periodontite, quando não tratada evolui para o câncer de boca em pacientes fumantes e alcoólatras, que não têm os cuidados necessários”, afirmou.
Segundo dados da Federação Dentária Internacional (FDI), mais de 90% da população mundial sofrerá alguma forma de doença bucal em suas vidas.
Contudo, os cuidados com a boca devem ser constantes, entre outras recomendações feitas pelos profissionais odontológicos, Lucas Lima, explica os principais cuidados a serem tomados.
– A necessidade de um cuidado minucioso é sempre importante, como a escovação, que é primordial quando falamos em saúde bucal.
– Controlar a ingestão de alimentos doces, e quando ingeridos, escovar os dentes logo em seguida. Fora as 03 escovações que são fundamentais, ao acordar, após o almoço e antes de dormir (sendo a escovação mais importante do dia).
– O uso de escova no tamanho correto para a boca do paciente, escolher as que tenham cerdas macias para evitar agredir a gengiva e também os dentes. E o uso de creme dental sempre com flúor.
– O uso de fio dental é de suma importância, pois ele alcança lugares onde a escova não alcança. Porém, um não dispensa o outro. Eles se completam!
– E visitar pelo menos a cada 06 meses o dentista, para avaliar se possui alguma cárie, se a gengiva tá normal, observar a questão do mau hálito. E fazer a remoção de tártaros, para evitar possíveis doenças bucais.” Conclui.
– Esses hábitos são essenciais para manter a saúde bucal e uma vida mais saudável.