A OAB – Subsecção de Picos promoveu na sexta-feira (11) um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a mulher advogada, cujo número de profissionais cresce a cada ano. Além das atividades esportivas e palestras, debateu-se a inserção das operadoras do direito no mercado de trabalho, com destaque para aquelas recém-egressas da universidade.
“A mulher, quando ingressa em qualquer espaço, tem dificuldades, é por isso que precisamos desse empoderamento, das redes de relações; é sempre um desafio, principalmente para a jovem advogada, mas junto a Comissão da Mulher Advogada e das demais comissões, nós da OAB temos dado todo suporte, tanto que uma das palestras do evento foi sobre o empreendedorismo feminino”, frisou a vice-presidente da OAB – Subsecção de Picos, Yana Moura.
Yana Moura informou que hoje as advogadas são a maioria no Piauí, tendência que deve se repetir no Brasil. Ela frisou que já há conquistas a serem comemoradas pela mulher advogada, como a paridade na gestão da OAB, que deve destinar pelo menos 50% dos cargos para as mulheres.
Para driblar os preconceitos e dificuldades da qual a mulher é alvo, Yana afirma que o conhecimento é a chave. “Quando lutamos pelos nossos direitos, quando nos impomos como mulher, é uma chave importante para ser respeitada”, declarou.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Picos, Wislândia Sousa, comentou sobre as dificuldades para a inserção no mercado de trabalho. Ela afirmou que a principal estratégia para contornar esse desafio é se capacitar sempre, e contar com o apoio das advogadas que estão há mais tempo em atuação.
“Eu sempre falo para as mais novas, porque eu, como nova advogada, vejo que é uma questão de se ajudarem, pois a luta é de todas”, declarou Wislândia.