Após um mês de quarentena, a Câmara Municipal de Picos retomou as sessões plenárias na tarde desta quinta-feira (16). Com os parlamentares usando máscaras, álcool gel e limitações no acesso ao plenário, os vereadores aprovaram alguns requerimentos assinados coletivamente, dentre eles o que pede ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL) que envie informações sobre como está a sua estruturação para atender casos de coronavírus.
O presidente da Câmara, vereador Hugo Victor, disse ter conhecimento que o HRJL tem apenas dez leitos de UTI, extremamente necessários para acolher pessoas que estavam infectadas pela Covid-19. Os vereadores também pedem informações quanto aos equipamentos de proteção individual (EPIs) dos servidores do hospital.
Os vereadores disseram ter conhecimento de que haveria a ampliação dos leitos de UTI, mas querem saber se esses novos leitos já foram instalados.
Os parlamentares também encaminharam requerimento solicitando da prefeitura de Picos que informe como será investido o R$ 1,6 milhão encaminhado pelo Governo Federal para o combate ao coronavírus aqui na cidade.
Quanto a essa última solicitação, no começo da semana o prefeito Pe. Walmir Lima (PT) afirmou que seriam comprados kits de testagem rápida, enquanto o secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, relatou que o Centro de Atendimento de Especialidades Médicas (CIEM) será estruturado com capacidade para média e alta complexidade com o sentido de atender os pacientes da Codiv-19.