DestaquesEconomia

Entidades classistas apresentarão documento ao prefeito de Picos pedindo reabertura do comércio

Jailson Dias

Após reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15) no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos (ACINPI) entre os representantes de diversas entidades classistas do município, foi elaborado um documento a ser entregue ao prefeito Pe. Walmir Lima (PT) ainda na tarde de hoje, pedindo a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais da cidade a partir da próxima segunda-feira (20).

No texto consta o pedido para que o comércio abra as portas das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h00. Durante esse intervalo os responsáveis fariam a limpeza do estabelecimento. Poderiam funcionar novamente a partir da segunda-feira os seguintes comércios: de materiais de construção, de autopeças, oficinas mecânicas, óticas, especialidades médicas.

José Rivaldo de Sousa fala aos presentes

No documento os proprietários ficariam responsáveis pelo limite do acesso dos clientes por vez, uso de máscaras, rodízio de funcionários, uso de álcool gel, além de outras medidas de higienização. Eles recomendaram ainda que a Prefeitura de Picos fiscalize os distanciamento das pessoas nas ruas na cidade, uma vez que aglomerações tem sido notadas com frequência em frente a bancos e casas lotéricas.

José Rivaldo de Sousa, que atualmente é vice-presidente da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) do Piauí; diretor da FÉCOMERCIO-PI (Federação do Comércio do Estado do Piauí) e representante do Sindicato Patronal de Bens e Serviços e conselheiro do SESC e SENAC-PI, e um dos convocadores dessa reunião, afirmou que 15 entidades se fizeram presentes, terminando por deliberar sobre a abertura do comércio por setores.

Vereador Chaguinha

“A nossa ideia é que o nosso prefeito se sensibilize com as nossas entidades, com nosso comércio, com as clínicas, com o profissional liberal, com o autônomo, para que possa reabrir o comércio de uma forma regulada; esse documento que foi gerado, faremos a entrega ao prefeito e esperamos que ele nos receba”, declarou.

Ele questionou a ausência de distanciamento entre as pessoas nas ruas de Picos e em determinados estabelecimentos que estão em funcionamento. “O que queremos é que o poder municipal fiscalize e abra o comércio por etapas, mas temos capacidade de fazer esse controle dentro das nossas empresas e lojas para receber os clientes com muita segurança”, frisou.

Valdir Sales

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Picos (CDL), Valdir Sales, informou que a cidade vive dois problemas que atingem a saúde e a economia. Ele pede que o prefeito possa entender a demanda dos comerciantes, uma vez que a cidade de Picos é comercial.

O vice-presidente da ACINPI, Dário Sousa Cipriano, pediu que os empresários possam dialogar com a prefeitura e que a reabertura do comércio seja gradual. Ele disse sentir falta do setor lojista no Comitê de Fiscalização ao coronovírus na cidade. “O comércio de Picos não aguenta 90 dias fechado, esperamos que o poder público nos leve também para a mesa de negociação”, frisou.

Dário Sousa

Todos ressaltaram que a ideia é dialogar, tentando encontrar um caminho para esse momento de crise.