DestaquesGERAL

Climatologista explica oscilação das chuvas em 2022

Professor Werton Costa. Foto: O Dia

Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá

O período chuvoso clássico segue o que na meteorologia denomina-se “quadra chuvosa”, que abrange os meses de janeiro, fevereiro, março e abril.  O período chuvoso de 2022 vem oscilando muito, e boa parte dessa irregularidade nos volumes e distribuição das precipitações pluviométricas estão associados a essência do sistema atmosférico na zona de convergência intertropical. O climatologista Werton Costa explica mais sobre o assunto.

De acordo com Werton, a zona de convergência intertropical (ZCIT), é responsável por transportar a umidade do Atlântico Tropical para o interior do Nordeste, e com isso provoca as instabilidades e boas chuvas que todo homem do campo espera, porém, a zona de convergência tem um momento certo para atuar com mais vigor, sempre orientada pelo aquecimento do oceano, quanto mais quente o oceano maior a probabilidade de formação de nuvens e a orientação do sistema do mar para o continente.

Segundo o climatologista, observa-se que o mês de fevereiro segue uma condição de veranico (pequeno verão) bem diferente do início de janeiro, onde as chuvas foram torrenciais e volumosas na maior parte dos 224 municípios do Piauí, com exceção de alguns municípios da faixa sertaneja que se situam nos limites de Pernambuco e da Bahia.

A previsão meteorológica aponta um retorno lento e gradual da chuva em todos os municípios do estado do Piauí. “Por enquanto, boa parte das chuvas é resultante de fenômenos termodinâmicos locais, de entrada pontual de umidade gerando chuvas organizadas na forma de pancadas isoladas. Dessa forma, a medida que a zona de convergência se aproximar as chuvas vão ganhando certa regularidade e volume”, afirma Werton.