A Agespisa continua o trabalho de substituição da tubulação de esgoto da Rua Francisco Prota, no centro de Picos. Nossa equipe esteve lá na manhã da segunda-feira (13) e acompanhou um pouco do serviço. Enquanto um trator abria uma grande vala na via pública, trabalhadores realizavam a substituição dos canos no seu interior, que aparentava ter quase dois metros de profundidade.
Esse trabalho começou ainda no dia 07 de abril, quando um buraco foi aberto no cruzamento das Ruas Francisco Prota com a São Sebastião. Inicialmente os servidores realizaram a limpeza da tubulação, uma vez que 80% do esgoto do centro da cidade passa naquele trecho.
O gerente regional da Agespisa, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho, se encontrava no local vistoriando o trabalho. Ele não quis gravar entrevista, mas informou que a Agespisa estava realizando a substituição da tubulação no trecho que fica em frente a Escola Municipal Padre Madeira, trabalho esse que acreditávamos já ter sido realizado.
Em pelo menos duas ocasiões, 2019 e no início desse ano, a tubulação de esgoto da Rua Francisco Prota apresentou problemas e várias ruas nas imediações foram inundadas pela lama, provocando um transtorno indescritível para os moradores. O fechamento dessa cratera, quando o trabalho for concluído, caberá Prefeitura de Picos, com a qual a Agespisa possui um convenio.