Na manhã desta segunda-feira, 31 de janeiro, o Prefeito Municipal de Picos, Gil Marques de Medeiros, assinou e determinou o reajuste salarial do piso dos professores. O reajuste foi de 33,24%, a aplicação vai de encontro a Lei do piso dos professores, sancionada em 2008, e estabelece que o reajuste deve ser feito todos os anos, em janeiro.
O reajuste de 33,24% defendido pelos professores segue os critérios da antiga Lei do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb), substituída por uma nova versão aprovada no fim de 2020.
O Prefeito de Picos, Gil Paraibano, diz que o Município está cumprindo a determinação do Presidente Bolsonaro, no que tange a aplicação do reajuste. Gil Paraibano defende a valorização dos professores e destaca que os mesmos deveriam ganhar ainda mais.
“Estou autorizando o pagamento da folha, já com o reajuste da Lei que o Presidente determinou com o piso salarial dos professores, de todo território nacional. O professor eu acho que ainda ganha pouco, deveria ganhar muito mais, pois a responsabilidade é grande, são eles que preparam essa criançada para o futuro. Estou assinando e faço qualquer esforço para pagar o aumento que o Presidente autorizou e estamos aqui para isso”, disse Gil Paraibano.
No momento da autorização e aplicação do reajuste, a Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques, esteve presente. Para ela, a Educação de Picos ganha em todos os sentidos com a valorização dos professores que fazem a Educação do Município.
O Prefeito de Picos ainda ressalta que no que se referir a Educação e Saúde a gestão está atenta as necessidades e busca de todas as maneiras alavancar os avanços para as referidas pastas.
CCOM – PMP
Por: Isael Pereira