DestaquesEducação

“Turmas Olímpicas”: inovação do Colégio Machado de Assis de Picos

Turma Olímpica do 2° ano do Ensino Médio. Foto: Jailson Dias

Para garantir que os estudantes cheguem preparados para o ENEM e demais objetivos acadêmicos, o Colégio Machado de Assis de Picos inovou e há cinco anos fundou as “Turmas Olímpicas”. Nelas, o conteúdo de cada disciplina é trabalhado em profundidade e o horário é bem mais extenso, perfazendo sete horas de aula por dia, das 14h às 20h15min, havendo dois intervalos. No total são 40 horas semanais de aula.

“Geralmente essas turmas trazem mais resultados, porque são alunos focados, há uma disputa interessante entre eles, mas ao mesmo tempo se auxiliam, geralmente querem mais e mais. O ambiente é muito bom e gosto muito de estar com eles”, declarou o coordenador pedagógico do colégio e professor Rubens Leal.

Foto: Jailson Dias

O professor Rubens salienta que o diretor do Colégio Machado de Assis, professor Francisco Machado, viaja pelo Brasil em busca de ideias e novas experiências de ensino para implantá-las na escola. “De vez em quando viajo com ele para ver o que está sendo implantado em outras realidades para trazer para cá; essas turmas são muito procuradas nesse período de matrículas”, frisou Rubens Leal.

No momento há três “Turmas Olímpicas” em funcionamento no Machado de Assis, correspondentes ao 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. Para ingressar nessas turmas há uma seleção para garantir que os educandos possam estudar nelas e acompanhar o conteúdo.

Professor Ruben Leal. Foto: Jailson Dias

O Futuro

Os estudantes que frequentam as “Turmas Olímpicas” sonham alto e possuem planos bem definidos para o futuro. É o caso de Jamilly da Silva Lima, 16 anos, aluna do 2° ano do Ensino Médio. Ela informou pretende cursar medicina quando entrar na faculdade. Jamilly valoriza o método de ensino e tempo maior de estudo porque estes oferecem a possibilidade de aprofundar os conteúdos.

“É importante porque é o diferencial do aluno que se prepara e o que se prepara mais, então o que se prepara mais tem uma vantagem maior na hora de fazer a prova”, declarou.

Jamilly da Silva Lima. Foto: Jailson Dias

Medicina também é o objetivo da estudante do 2° ano, Camila de Moura Leal. Ela disse que estar em uma turma com carga horária maior é melhor para aprofundar os conhecimentos, destacando que os alunos possuem uma boa interação com os professores que estão sempre passando novas informações e questões.

Camila de Moura Leal. Foto: Jailson Dias

Para outros estudantes da “Turma Olímpica” há mais possibilidades por serem exploradas. José Ricardo de Sousa Sá, 17 anos, afirmou que pretende se tornar oficial do Exército brasileiro. Ao terminar o Ensino Médio no Machado ele quer ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e em seguida na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). “Eu me identifico com a careira militar, com a doutrina e a forma como eles se comportam”, declarou.

José Ricardo disse estar ciente da concorrência para ingressar nas academias militares, daí que o trabalho desenvolvido na “Turma Olímpica” é fundamental para adquirir os conhecimentos necessários para quando for prestar os exames de admissão. “O conteúdo é bem mais aprofundado, os professores são muito bons e se você pedir para eles aprofundarem e eles fazem isso e tiram as dúvidas”, declarou.

José Ricardo. Foto: Jailson Dias

O diretor

O diretor Francisco Machado destaca que o ensino oferecido na escola como um todo é voltado para que os estudantes atinjam todo o seu potencial. As “Turmas Olímpicas” intensificam mais a preparação.

Diretor Machado. Foto: Jailson Dias
Colégio Machado de Assis, unidade do Centro