Inspirado na animação japonesa Os Cavaleiros do Zodíaco, transmitido aqui no Brasil inicialmente pela extinta Rede Manchete nos anos 1990, o servidor público e historiador Ricardo Fernando Cavalcante, 31 anos, descobriu o seu gosto pelo desenho muito cedo, aos cinco anos, segundo lembra. O que sempre foi um hobby e uma forma de meditar, está começando a se tornar um negócio, aproveitando a demanda de fãs de cultura pop que desejam se ver retratados em desenhos que imitem os seus personagens preferidos.
“Iniciei por prazer e ainda continua sendo meu maior hobby, além de me desestressar e servir como uma espécie de meditação. Desde o ano passado passei a receber algumas encomendas (algumas delas com a ajuda do Thomas Matheus) e isso uniu o útil ao agradável, o que me deixa bastante realizado, pois sempre foi meu sonho desenhar profissionalmente ou o mais próximo disso”, comentou.
O trabalho de retratar uma pessoa através do desenho não exige apenas talento, mas uma grande dose de dedicação, uma vez que, dependendo da complexidade da produção, pode levar horas. “Em geral não levo menos de 8 horas de trabalho, desde a construção do esboço até a arte final e pintura. Alguns desenhos podem levar dias e até semanas para ficarem prontos, como foi o caso da arte que fiz do Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park”, explicou.
Quanto ao seu estilo, ele informou que se inspira nos mangás (quadrinhos japoneses), pois eles são a base de todos os animes famosos produzidos no Japão e exportados para o mundo. Contudo, Ricardo tem diversificado o seu estilo, fazendo trabalhos semelhante aos cartoons para mascotes de marcas.
Indagado sobre as pessoas que o inspiram para as suas criações, Ricardo afirma que admira o trabalho tanto de desenhistas estrangeiros quanto locais. “Me inspiro e admiro muito artistas internacionais como Yoshiro Togashi (YuYu Hakusho) e Masami Kurumada (Os Cavaleiros do Zodíaco), mas também me inspira muito o trabalho de artistas nacionais como Thomas Matheus (@tmatheus7), desenhista daqui Picos mesmo, Gabriel Palmieri (@gabrielschiow) e muitos outros”, declarou.
Para encomendar um desenho a Ricardo, basta entrar em contato com ele através de sua conta no Instagram: @rikardohiei, é lá onde geralmente apresenta o seu trabalho. Quanto aos valores, estes variam de acordo com o que é solicitado, pois tem de ser analisada a complexidade do desenho.
O artista acredita que se ver retratado em uma animação é como viver um pouco da magia da ficção. “Acho que ter um desenho de si com os traços daquele universo e dos personagens que o cativou é uma forma de viver um pouco desses mundos que até podem ser ficcionais, mas cativam e inspiram muitas pessoas”, comentou.