Por Luana Pereira
Estagiária/R.Sá
Lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix surgiu como uma nova forma de realizar pagamentos e operações bancárias. O sistema de Pagamento Instantâneo que chegou revolucionando pagamentos no Brasil, completando 1 ano de sucesso. O novo meio permite transações como transferências e quitações de dívidas em até dez segundos.
Segundo o site Bling o Pix foi criado pelo Banco Central que garante a segurança de todas as operações, seja transferência, pagamento de qualquer tipo e valor entre pessoas e empresas. Sua ampla facilidade disponibiliza uma série de facilidades tanto para a pessoa quanto para a empresa em si. Foi o que Tiago Ribeira de Almeida, Gerente da agência do Banco do Nordeste (BNB) em Picos, relatou sobre os benefícios do Pix.
“No meu ponto de vista, a ferramenta trouxe um ganho enorme para os micro e pequenos empresários, pois proporciona agilidade no pagamento e recebimento de valores, inclusive independência do dinheiro físico”, ressaltou.
Outro ponto importante na ferramenta é que o Pix é uma solução segura e de baixo custo para o empreendedor. Além de melhorar a organização financeira da empresa, traz facilidade e velocidade para o dia a dia das pessoas.
Aline Cristina, de apenas 23 anos, assistente de coordenação do Agroamigo, utiliza o recurso na sua vida pessoal. Ela diz não ter visto ainda nada além de melhorias, mas reforça que o sistema precisa sempre de cuidados.
“A implantação dessa tecnologia praticamente aboliu o uso de carteiras e os riscos de andar com dinheiro em espécie. Com certeza a facilidade de pagamentos, transações instantâneas e a “união” de todos os bancos melhoraram e muito a vida do usuário”, afirmou.
Mesmo com todos os benefícios que a plataforma oferece, sempre vale reforçar os cuidados na hora de fazer uma transferência bancária, pois de todo modo existem perigos, por isso que os golpes sempre envolvem as características humanas do usuário, que pode ser vítima de fraudes no cadastro, roubo de dados, na transferência para contas de golpistas e assim por diante.
“Eu passei a utilizar constantemente o recurso e não vejo como retroceder. Acho que a segurança e controle devem ser aprimorados para que evitemos as fraudes e facilite a vida dos usuários de forma geral”, concluiu.