Em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda, celebrado no dia 15 de novembro, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Coordenadoria de Juventude, Direitos Humanos e Diversidade, idealizou juntamente com a Tenda Umbandista São João Batista, o 1° Encontro de Casas de Umbandas de Picos. O evento foi realizado na noite da última segunda-feira (15) na Praça Félix Pacheco, no Centro de Picos
Um dos representantes da Tenda Umbandista São João Batista, Anderson Leal, que faz parte da organização do evento, falou sobre a importância da ação para diminuir o preconceito sobre as Casas de Umbanda, e destacou que o apoio da Prefeitura traz uma sensação de segurança para as pessoas participarem.
“Esse evento tem uma grande importância histórica, pois é o pontapé inicial para integrar os terreiros de umbanda. Com isso, tentamos conseguir desmascarar tantas informações erradas que a população tem a respeito da Umbanda, é difícil, mas a gente acredita que com essa nova geração de umbandistas, que são, pessoas de Faculdade, possam conseguir dialogar melhor com o público, e isso é o caminho para nos fortalecer o diálogo, usando momentos como esses na Praça para tirarem esse véu de preconceito. O apoio da Prefeitura é muito importante, pois tendo o apoio dos nossos governantes, as pessoas se sentem mais seguras para estarem presentes nesses eventos que estamos coordenando”, Explicou Anderson Leal.
O Coordenador da Juventude, Matusalém Almeida, falou sobre como ocorreu esse apoio da Prefeitura e da Coordenadoria da Juventude para a realização do evento, e falou sobre ações futuras que serão realizadas em prol das Casas de Umbanda de Picos.
“A Coordenação da Juventude, Direitos Humanos e Diversidade, quando procurada pela Tenda São João Batista para realização deste evento, se prontificou principalmente na parte da logística, com o material que eles precisavam para de fato realizar o evento. Como podemos ver é um evento grandioso que trouxe a população para reconhecer os valores da religião Umbandista. Nós estamos implementando um cadastro a partir do mês de dezembro para todas as Tendas ou Terreiros Umbandistas, com intuito de fazer o cadastramento para que as politicas públicas do Estado possam ser implantadas no nosso município, isso é graças a boa relação que a gestão do Prefeito Gil Paraibano mantém com a Secretaria de Assistência Social, Trabalhos e Direitos Humanos do Estado (SASC)”, destacou o Coordenador.
Na oportunidade, o Pai Flávio de Ogum, Gerente de Intolerância Religiosa da SASC, falou sobre a satisfação de ver um evento como esse sendo realizado como ferramenta para o combate a intolerância religiosa. “Nós sentimos na pele a necessidade de termos momentos como este, de ter o Dia 15 de novembro que representa justamente a luta, mesmo vivenciando essa luta todos os dias, mas nós precisamos desse dia para que possamos nos juntar e vestir nossa camisa, para que seja levado o nome da nossa religião, porque é inadmissível que em pleno século XXI, exista ainda casos de intolerância religiosa” contou Flávio.
O Pai Flávio de Ogum finalizou destacando que a participação do poder público nessas ações é importante porque é uma forma de reconhecimento. “A participação do poder público neste momento é de ideal importância, porque facilita e tem o reconhecimento, não só pela colaboração de logística, mas também pelo reconhecimento, a partir do momento que o poder público participar de uma ação dessas, o movimento é válido e passa a ser mais visto pelos cidadãos”, finalizou Flávio.
Além de proporcionar inúmeros debates sobre a importância de acabar com o preconceito acerca dessa religião, o evento proporcionou um momento integrativo com as manifestações religiosas da umbanda, na ocasião, todos os presentes foram convidados a participarem.
O evento além de ter contado com a participação de várias Casas de Umbanda de Picos e cidades circunvizinhas, ainda contou com a participação de outras autoridades políticas e representativas da causa, como Assunção Aguiar -Gerente de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Isabel da Silva – Coordenadora Territorial da Superintendência de Direitos Humanos da SASC, Tássio Luz – Secretário de Esportes e Lazer, Yara Moura – Procuradora da Prefeitura Municipal de Picos e representante da OAB Subseção de Picos, além de outros participantes.
CCOM-PMP
Por: Maria Ivonete