DestaquesSaúde

25 alunos de Picos concluem curso de formação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

A Câmara de Vereadores de Picos foi palco nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, do cerimonial de formatura do curso de Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O curso teve duração de dois  anos e teve a participação de alunos das cidades de: Picos, Paquetá Sussuapara, Bocaina, Geminiano e Santana do Piauí. 25 alunos de Picos participaram da formação. 

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária da Saúde, Tânia Luz, o curso de Agente Comunitário foi criado no ano 1991. “ O ACS é fundamental na acessibilidade do usuário ao sistema de saúde, ele incrementa e fortalece as ações de saúde. Hoje é a formatura desses alunos, e isso é superimportante porque eles vão atuarem em suas cidades.”, disse a coordenadora.

Para enfermeira e apoiadora do regional do curso, Daiana Patricia, a formação vai trazer mais conhecimento. “ Em meio a uma pandemia que passamos, vi as lutas o empenho dos alunos para se formarem  e trazer mais conhecimentos para o município. A mensagem que deixo é que os alunos agarrem essa formação que eles têm e cuidem bem da população em meio essa pandemia.”, destacou a enfermeira.

A profissão de Agente Comunitário de Saúde é reconhecida e instituída por meio de Lei Federal e tem entre suas funções a promoção e prevenção de Saúde, com vistas a prevenir agravos aos usuários do município de forma individual ou coletivo.

O evento contou com a participação de 41 formandos, além de amigos e familiares.

CCOM/PMP
Por: DANIEL HOLANDA