No Piauí, 36 cidades estão com mais de 60% da população totalmente imunizada, ou seja, completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19. Os dados são do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Na lista, somente as cidades de Lagoa do Barro e Dom Inocêncio se destacam como as mais avançadas na vacinação, com mais de 70%. As regiões chegaram a 79,59% e 75,57% da população totalmente vacinada e já aplicaram 8.299 e 15.304 doses, respectivamente.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Barro relatou que o avanço da imunização na cidade é fruto de um plano de ação realizado antes do início da campanha de vacinação.
“Nesse plano colocamos como aconteceria a vacinação, mas que poderia sofrer ajustes caso necessário. Designamos um enfermeiro cuidando exclusivamente dessa campanha e esse montou três equipes de imunização fixas. Já na vacinação de idosos e acamados foi utilizada equipe volante”, explica o secretário de saúde, Marquinho Rocha.
Além dessas regiões, o município de Olho D’água do Piauí, a 95 quilômetros de Teresina, também vem trabalhando na busca ativa dos moradores que ainda não tomaram a vacina ou que faltam receber a segunda dose. O município está com quase 69% da população totalmente imunizada e aplicou 3.750 doses.
“A gente faz a busca ativa por áreas na zona rural e urbana da cidade. A gente leva a pessoa para se vacinar no consultório ou a gente vai na casa da pessoa. Temos a estratégia de um transporte sempre disponível para a vacinação”, destaca a secretária de saúde, Antônia do Nascimento.
O secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, informou ao Cidadeverde.com que a Sesapi segue com o esquema de organização e distribuição das vacinas aos municípios e que espera que esse número aumente ainda mais.
“Queremos que esse número aumente ainda mais e é por isso que desde o início da campanha de vacinação, nós montamos um esquema para organização e distribuição das vacinas que o Ministério da Saúde nos envia. As vacinas logo que chegam aqui, são levadas à nossa Rede de Frios onde são separadas e depois encaminhadas até às nossas Regionais de Saúde, onde os municípios podem ir retirá-las e depois dá início ao processo de imunização da população seguindo as orientações do Plano Nacional de Imunização”, acrescenta Florentino Neto.
Sobre o percentual da população totalmente imunizada nos outros municípios piauienses, Florentino Neto diz que o órgão está mantendo vigilância e diálogo com esses locais para ampliar a vacinação em todos as cidades.
“É preciso destacar que nós temos consciência de que alguns municípios ainda não apresentam taxas tão maiores da imunização, e por causa disso, temos mantido uma vigilância sobre esses locais, estabelecendo diálogo, entendendo o que acontece para essa situação ser constatada e assim adotarmos medidas para que a vacinação avance cada vez mais em todos os municípios piauienses”, finaliza o secretário.
Recebimento de doses
Nesta semana, o Piauí recebeu mais de 356 mil doses para serem distribuídas os municípios piauienses. De acordo com a Sesapi, as vacinas são para aplicação de primeira e segunda doses, além da dose de reforço para idosos.
Do total, são 246.870 imunizantes da Pfizer/BioNTech para atender pessoas acima de 60 anos e segunda dose, e 110 mil doses da vacina AstraZeneca para grupos prioritários de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente que tomaram a primeira dose desse imunizante.
Fonte: cidadeverde.com