DestaquesEsporte

Dia do Fisiculturista: o atleta que esculpi o próprio corpo

Jeneilton Batista

Por Maria Gizelly
Estagiaria R.Sá

Neste sábado, 30 de outubro, comemora-se o Dia do Fisiculturista. A data tem como objetivo homenagear os atletas que se dedicam a arte do fisiculturismo, que além da competição, adota o esporte como seu estilo de vida. Para a representatividade desse dia, o Boletim do Sertão entrevistou o fisiculturista Jeneilton Batista, mais conhecido como Moreno Batista.

Existe uma diferença entre musculação e fisiculturismo. A musculação é uma modalidade de treinamento físico realizado contra resistência de pesos externos, chamado também de treino resistido, que tem como objetivo o aumento muscular, ganho de força e potência. Contribui no crescimento muscular e na diminuição de gorduras.

Já o fisiculturismo é a arte de esculpir o corpo, é quando um escultor de bonecos usa a argila para dar forma ao boneco como ele deseja. O fisiculturismo faz isso com o próprio corpo, através da musculação, dieta e descanso.

A alimentação do fisiculturista deve conter uma quantidade considerável de proteína, gordura, carboidratos, vitaminas, minerais e água, seguindo uma orientação de um nutricionista esportivo. As proteínas são fundamentais para a construção do músculo, já que são importantes por formar e reparar as fibras musculares.

Segundo Moreno, para o fisiculturista secar, segue uma dieta com déficit calórico, bem restrita, e o uso de cardiologista para aumentar ainda mais o gasto calórico junto com o treino de musculação, também é usado suplemento termogênico para acelerar ainda mais o metabolismo.

“Para conseguir um físico para disputar campeonato de fisiculturismo, o atleta tem que ser disciplinado, pois os desafios são constantes, auto cobrança pois tem que levar seu corpo ao estremo”, afirma Moreno.

Manter o corpo de fisiculturista não é fácil, é necessário que os atletas tenham uma grande disposição e foco, também é importante que o fisiculturista tenha acompanhamento com profissionais de saúde.

“Se manter nesse esporte não é fácil pois se trata de ter foco, determinação, disciplina mais eu garanto quando isso vira um hábito tudo fica mais fácil. Hoje eu tenho uma equipe com profissionais de saúde com nutricionista, treinador, fisioterapeuta, academia, farmácia de manipulação, endocrinologia”, pontua moreno.