Por Luana Pereira
Estagiária/ R.Sá
As escolas piauienses da rede pública de ensino devem retomar as aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (18), atendendo uma determinação do governador Wellington Dias. Mas desde o início deste semestre, as aulas já vinham sendo retomadas de forma presencial gradualmente. A professora Maria Dionésia de Santos, funcionária pública de Santa Cruz do Piauí com mais de mais de 25 anos de experiência na sala de aula, relatou a preocupação inicial com o retorno das aulas e a necessidade de estimular os alunos.
“Foi um pouco preocupante e um desafio voltar. Uma das maiores dificuldades que eu encontrei foi a questão da falta de estímulo dos alunos, nós passamos todo esse tempo eu de cá e eles de lá, de certa forma procuramos incentivar pelos meios mais usados, internet entre outros, só que a gente percebe na sala de aula esse vazio, essa falta de interesse deles”, explicou.
Em Jaicós, algumas escolas também já retomaram suas atividades normais. A professora de língua portuguesa da Unidade Escolar Lili Silveira Kercia Rimaelle da Silva, contou sobre a retomada das aulas híbridas e sobre as dificuldades nesse retorno e suas expectativas.
“Além de dar aula na escola, tem de dar aula on-line também, o que demanda tempo e disposição. Além disso, notamos que foi inevitável certo “atraso” no desenvolvimento de habilidades e competências pelos alunos, mediante as dificuldades vivenciadas no ensino remoto”, afirmou.
Mesmo com algumas situações, a felicidade em retomar a na sala de aula é maior que os desafios que a cercam.
“Esse retorno tem sido motivo de alegria tanto para os alunos quanto para os professores, pois não há nada melhor do que o contato humano Sem dúvidas, o rendimento do aprendizado é diferente na modalidade presencial”, concluiu.